4 set 2007 - 16h24

Paraná corre o risco de perder 18 pontos

Uma disputa judicial pode fazer com que o Paraná passe a brigar contra a lanterna do Campeonato Brasileiro. O Náutico entrou com uma denúncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a equipe de Curitiba. A alegação é a escalação irregular do volante Batista, o que poderia ocasionar a perda de até 18 pontos.

Caso ocorra a denúncia pela procuradoria, o Paraná deve responder ao art 214 do CBJD – Incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente. A pena prevista é a perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória e multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Como Batista foi escalado em três jogos – São Paulo, Cruzeiro e Juventude – o Paraná perderia 18 pontos e cairia do 15° para o 19° lugar, empatado em pontos com o lanterna América-RN, com dez pontos. Com isso, o Náutico – que fez a denúncia – ganharia uma posição e passaria a ser o 18°.

A explicação para a irregularidade é que apesar de ter sido regularizado no BID (Boletim Informativo Diário), a liminar que o jogador conseguiu para poder deixar o Adap-PR só o autorizava a atuar pelo Avaí, time que o emprestou ao Paraná.

"Essa informação nos foi passada, inclusive respaldada por documentos, na última sexta-feira, e, imediatamente, entramos com a denúncia, por conta do prazo. Não temos nada contra o Paraná, mas qualquer clube no nosso lugar faria a mesma coisa", afirmou o presidente do Náutico, Ricardo Valois, ao jornal Folha de Pernambuco.

A diretoria paranaense, no entanto, não se mostrou muito preocupada com a denúncia, confiante de que tudo será decidido a seu favor. "Estamos tranqüilos. Realmente ele joga baseado numa liminar, mas temos o respaldo tanto da CBF quanto da Federação Paranaense", disse o vice de futebol paranista, José Domingos, ao jornal Gazeta do Povo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…