9 set 2007 - 21h13

Derrota aproxima Atlético da zona de rebaixamento

Uma derrota que não estava nos planos. É assim que se pode definir o resultado do jogo deste domingo, no Maracanã, em que o Atlético perdeu para o Fluminense por 2 a 0 e encerrou a sua seqüência de recuperação no Campeonato Brasileiro, já que vinha de duas vitórias consecutivas na fuga da zona de rebaixamento.

Mas o futebol apresentado pelo Rubro-negro nesta noite no maracanã não foi nem um pouco parecido com o que o Atlético mostrou na última rodada, no Serra Dourada. Com a derrota, o Atlético segue com 29 pontos na tabela de classificação e caiu para a 16ª colocação, no limite da zona de rebaixamento. O desempenho atleticano é exatamente o mesmo que o do Flamengo, 17º colocado na tabela, mas com dois jogos a menos em relação ao Atlético.

Os dois clubes têm o mesmo saldo de gols (-2), o mesmo número de gols marcados (35), o mesmo número de gols sofridos (37) e o mesmo número de vitórias (7). Ou seja, o que salva o Furacão hoje da zona de rebaixamento é o confronto direto com o clube carioca (jogando na Baixada, o Furacão venceu o Flamengo por 2 a 0).

Pelo regulamento do Campeonato Brasileiro, o confronto direto é o quarto critéiro de desempate – mas é o que está hoje salvando o Furacão da zaona de rebaixamento. Confira a íntegra do Artigo 13 do regulamento da competição:

Art. 13 – Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da competição, o desempate, para efeito de classificação, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto (quando o empate ocorrer apenas entre dois clubes);
5°) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6°) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio.

Nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Cruzeiro, no jogo atrasado da 16ª rodada. A partida será no estádio Maracanã e é importantíssima para definir a situação do Atlético no Brasileirão.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…