18 set 2007 - 13h44

Comissão tem optado por árbitros de fora em clássicos

A Comissão de Árbitros da Confederação Brasileira de Futebol tem optado pela indicação de árbitros de outras federações em clássicos estaduais neste Campeonato Brasileiro. Desde que Sérgio Corrêa da Silva assumiu a presidência da Comissão, no início de agosto, já foram realizados nove partidas entre times do mesmo estado. Para apenas uma destas nove partidas a Comissão de Árbitros escalou para o sorteio dois árbitros da mesma federação das equipes.

No próximo domingo, Atlético e Paraná jogarão na Kyocera Arena. Desde logo, a arbitragem é tema de atenção dos torcedores, sempre preocupados com a qualidade do espetáculo. No primeiro turno, o jogo entre as duas equipes foi apitado por Heber Roberto Lopes, da Federação Paranaense, que tem no seu currículo diversas passagens em que prejudicou o Atlético. Neste último jogo, por exemplo, Heber expulsou o zagueiro Danilo logo aos 36 minutos do primeiro tempo.

Depois da escalação de Heber para aquele jogo, a diretoria do Atlético emitiu uma nota repudiando a insensibilidade da CBF: "O Clube Atlético Paranaense não pode entender e concordar com a insensibilidade da CBF em escalar o árbitro paranaense Heber Roberto Lopes para apitar a partida de sábado, contra o Paraná Clube, na Vila Capanema. Um árbitro da Federação Paranaense de Futebol e que tem um histórico de prejuízos ao Atlético Paranaense".

Na época, o presidente da Comissão de Árbitros era Edson Rezende. Com o seu pedido de afastamento, Sérgio Corrêa assumiu e colocou em xeque o critério de escalar árbitros da mesma federação para apitar clássicos regionais. Por força da Lei Pelé, a escala de árbitros é feita mediante sorteio. A Comissão indica dois trios para cada partida.

Dos nove clássicos realizados sob a presidência de Sérgio Corrêa, a Comissão de Árbitros escolheu dois trios de outros estados para quatro deles e mesclou trios locais e de fora para outros quatro jogos. A Furacao.com apurou que os seguintes árbitros foram indicados para os sorteios nos nove clássicos até agora realizados:

Somente árbitros de fora
Fluminense x Flamengo – Carlos Eugênio Simon (RS) e Evandro Rogério Roman (PR)
Botafogo x Flamengo – Cleber Welington Abade (SP) e José Henrique de Carvalho (SP)
Palmeiras x São Paulo – Djalma José Beltrami Teixeira (RJ) e Marcelo De Lima Henrique (RJ)
Grêmio x Internacional – Wilson Luiz Seneme (SP) e Heber Roberto Lopes (PR)

Um árbitro da Federação local e um árbitro de fora
Corinthians x Santos – Paulo Cesar Oliveira (SP) e Leonardo Gaciba da Silva (RS)
Fluminense x Vasco – Djalma José Beltrami Teixeira (RJ) e Carlos Eugênio Simon (RS)
Atlético Mineiro x Cruzeiro – Ricardo Marques Ribeiro (MG) e Evandro Rogério Roman (PR)
Flamengo x Vasco – Marcelo de Lima Henrique (RJ) e Wilson Luiz Seneme (SP)

Somente árbitros locais
São Paulo x Santos – José Henrique de Carvalho (SP) e Sálvio Spinola Fagundes Filho (SP)

Na última rodada, a diretoria do Grêmio solicitou a escalação de árbitros de fora do Rio Grande do Sul para o clássico contra o Internacional e foi atendida. A Comissão de Árbitros escolheu o paranaense Heber Roberto Lopes e o paulista Wilson Luiz Seneme para o sorteio.

A Furacao.com está promovendo uma enquete para saber qual a opinião da torcida atleticana sobre o tema. Até a publicação desta nota, 83% das 1.312 pessoas que votaram se manifestaram contrárias à indicação de árbitros paranaenses para o jogo contra o Paraná Clube.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…