19 out 2007 - 22h10

Nike planeja a compra da Umbro

Fornecedora de material esportivo do Atlético e parceira estratégica do clube, a marca esportiva Umbro pode ser adquirida pela Nike. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo site Máquina do Esporte, segundo dados da agência de notícias Reuters.

Nesta semana, a Umbro informou ter recebido uma proposta de compra de 223 milhões de libras, o que equivale a R$ 860 milhões. Cogita-se que a proposta milionária tenha partido da empresa norte-americana para disparar na liderança no mercado mundial de artigos esportivos. Hoje, Nike e Adidas disputam o topo nesse segmento.

A incorporação da Umbro à Nike segue uma tendência no mercado esportivo internacional, com a união de líderes do segmento. Em 2005, a Adidas comprou a Reebok por R$ 8,9 bilhões.

Umbro

Especializada em artigos esportivos exclusivos para a prática do futebol, a Umbro foi fundada em 1924 (mesmo ano da fundação do Atlético Paranaense) pelos irmãos Humphrey, na Inglaterra. Desde 1930, a marca está associada com futebol, seleções nacionais e clubes profissionais, estando hoje presente em mais de 90 países.

A tradição da marca que ficou conhecida internacionalmente pelo slogan “Only Football” é tamanha que já vestiu alguns dos melhores atletas do mundo, como Pelé e Maradona. Pela seleção brasileira, a Umbro esteve presente em quatro dos cinco títulos mundiais do Brasil: em 1958, na Suécia; 1962, no Chile; 1970, no México; e 1994, nos Estados Unidos.

Hoje, a Umbro é a fornecedora de material esportivo de seleções como Inglaterra, Noruega, Suécia e Irlanda. A empresa inglesa também fornece material esportivo para clubes internacionais como Dínamo Moskva, Colo-Colo, Celta Vigo, CSKA Moscow, Cruz Azul, LDU, Nacional do Uruguai, Kashiwa Reysol, Olympique Lyonnais, Gambá Osaka, Besiktas, Independiente e Everton. No Brasil, além do Atlético, a Umbro é a fornecedora de material esportivo de Santos, Figueirense e Malwee Jaraguá Futsal.

A parceria Umbro-Atlético iniciou em 1997, quando a Umbro assumiu o lugar da Rhummell na fabricação dos uniformes atleticanos. Desde então, Atlético e Umbro estreitaram relações. A multinacional ajudou o clube na época de estudos para a construção da Arena da Baixada, em 1998 e 1999. "Quando se fizeram aquelas visitas técnicas para conhecer os estádios na Europa, as despesas foram custeadas pela Umbro e maioria das visitas foram marcadas através deles", contou o diretor de marketing do Atlético, Mauro Holzmann, em entrevista à Furacao.com em 2005.

Depois, a Umbro instalou uma loja no estádio (Arena Store) e passou a patrocinar todas as categorias de base do Furacão e também as escolinhas de futebol do clube. "O clube recebe um dinheiro, uma espécie de luva, todo o material para todas as categorias e mais um percentual sobre as vendas dos produtos com a marca do clube, os royalties", revelou Holzmann na mesma oportunidade, explicando como funciona o patrocínio de material esportivo.

Em maio de 2005, Atlético e Umbro renovaram contrato por mais três anos, com vencimento previsto em dezembro de 2008. Naquela oportunidade, dirigentes do Atlético revelaram que o clube chegou a examinar propostas de outras marcas, mas a Umbro ofereceu o melhor valor.

Fontes: Máquina do Esporte e Site Oficial da Umbro



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…