O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
24 out 2007 - 13h34

Parabéns, Torcida Os Fanáticos

Em um dia como hoje, só que em 1977, nascia um dos maiores orgulhos da família rubro-negra, a Torcida Organizada Os Fanáticos, com o papel de substiuir o ETA (Esquadrão da Torcida Atleticana). Seus fundadores aceitaram o desafio, e fizeram daquele movimento de torcedores organizados um grande orgulho para todos seus membros e simpatizantes.

Presentes em todos os momentos do nosso glorioso Clube Atlético Paranaense, eles tinham como meta seguir junto com o nosso clube e assim o fizeram, entrando em confusão com a Torcida do Coritiba.

O seu primeiro titilo viria em 82, o Campeonato Paranaense sobre a equipe do Colorado, depois a TOF viajou com o time durante varios jogos do Brasileiro. Depois o grande feito, registrou o maior público de um estádio paranaense até hoje, foi no jogo contra o Flamengo de Zico em 1983, regsitrando 65 mil pessoas no Couto Pereira, em um jogo até hoje muito polêmico entre nós atleticanos.

Em 1988 surge um dos cantos mais emocionantes da torcida, o “A…..tlé…..ti…..coooooo”, canto hoje continua ajudando a levar o time às glórias. Já no inicio da década de 90, surge talvez o pricipal cântico da TOF, inspirado no “Atirei o Pau no Gato”, surgia o “Atirei o Pau nos Coxas” estreando em um Atletiba, deixando a familia rubro-negra em festa e os coxas calados.

Em 1991, lideraram um movimento de repúdio ao Pinheirão. A idéia deu certo e com a adesão da direção atleticana, fez com que em 1994 o time voltasse para a sua casa para nunca mais deixa-la.

Mas em 1996, finalmente a TOF inaugurava a sua casa, sede própria, que fica a uma quadra da hoje Kyocera Arena, para nós sempre a Baixada.

Em 1999, com o presidente Julio Sobota na Administração da torcida, ela começa a testemunhar a evolução fantástica do clube com vagas na libertadores em 2000, 2002 e 2005 ano esses que fomos vice-campeões em suposta manobra do São Paulo, para não jogar na Arena (o jogo foi transferido para o Beira Rio em Porto Alegre); é, mas eles estavam lá, apoiando o time, como sempre fazem, levando suas faixas e suas sempre temidas caveiras de isopor. Testemunharam o noso primeiro título brasileiro em 2001, indo em peso, literamente invandindo o ABC Paulista para apoiar o time na segunda partida. Fomos vice-campeões brasileiros mas eles estavam lá, da mesma forma.

Então, esse humilde texto visa homennagear esses grandes da história, fazendo uma volta ao passado desta hoje grande torcida, a maior do sul do Brasil, e hoje a mais popular torcida do estado do Paraná.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…