25 out 2007 - 0h18

Contagem regressiva para o retorno

A volta do rei Alex Mineiro está sendo aguardada com ansiedade e expectativa pela torcida atleticana. Oitenta e oito dias após ser violentamente agredido pelo meia Tcheco numa disputa de bola dentro da área na partida entre Grêmio e Atlético, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, Alex se recupera bem da cirurgia para a reconstrução do osso do malar e nariz, fraturados após levar um chute no rosto do jogador gremista. O atacante participou nessa quarta-feira do treinamento coletivo comandado pelo técnico Ney Franco. Foi a primeira vez que Alex participou de um coletivo desde o incidente e agora jogador e torcida contam os dias para o retorno aos gramados.

O retorno definitivo inicialmente está previsto para acontecer na próxima quarta-feira, dia 31 de outubro, coincidentemente na partida contra o Grêmio, na Kyocera Arena. A data ainda não foi 100% confirmada pela comissão técnica, já que hoje Alex será submetido a uma reavaliação física. A tendência é que ele seja liberado pelos médicos e possa atuar no jogo contra o clube gaúcho.

Nessa quarta-feira, Alex Mineiro foi a grande surpresa no coletivo do time do Atlético. O jogador compôs, ao lado de Taílson, o ataque do time reserva. É o sinal que a torcida estava esperando para iniciar a contagem regressiva para o retorno aos gramados do grande ídolo atleticano dos últimos anos, principal nome na conquista do título Brasileiro de 2001. “Já estou fazendo todos os tipos de trabalhos com bola sem nenhum problema. Então, espero voltar logo e conseguir ajudar o Atlético marcando gols”, afirmou o atacante, que garantiu estar se sentindo muito bem para poder voltar a vestir a camisa rubro-negra.

Retorno do guerreiro

Artilheiro do Atlético na temporada, com 29 gols, Alex Mineiro ficou cerca de três meses afastado dos gramados. Vítima de uma jogada desleal, o último jogo de Alex pelo Rubro-negro foi no dia 28 de julho, contra o Grêmio, no estádio Olímpico. Com menos de cinco minutos de partida, Alex Mineiro foi chutado pelo meia Tcheco quando tentava cabecear uma bola dentro da área. A brutalidade do lance foi tamanha que o atacante saiu de campo imobilizado, sangrando muito pelo nariz, sendo imediatamente encaminhado a um hospital em Porto Alegre. Apesar da violência do lance e das reclamações dos atleticanos, Tcheco não foi punido pelo árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra, que também não marcou o pênalti.

A punição a Tcheco pelo lance desleal só aconteceu semanas depois, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Por unanimidade de votos, o volante gremista foi condenado pelos auditores do STJD. De acordo com o relator do caso, procurador Marcelo Aparecido Tavares, Tcheco teve intenção de atingir Alex Mineiro e usou força exagerada no lance, votando pela condenação do jogador. O voto foi acompanhado pelos procuradores Renata Quadros, Carlos Schimer e Roberto Teixeira, com Tcheco ficando suspenso por três partidas. Para os atleticanos, o sentimento de justiça veio com um gosto meio amargo, já que o período de afastamento de Alex Mineiro foi muito maior – cerca de 90 dias.

Há cerca de um mês, Alex Mineiro foi liberado pelos médicos atleticanos para realizar trabalhos de musculação. Na semana passada, o atacante voltou a trabalhar com bola, indicando que o seu retorno estaria muito próximo. Nessa quarta-feira, após participar do treinamento coletivo, Alex deu o seu último passo para a volta definitiva aos gramados, para alegria e alívio do torcedor atleticano.

Cronologia da recuperação

28 de julho de 2007 – Atlético e Grêmio se enfrentavam no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Com menos de cinco minutos de jogo, Alex Mineiro levou um chute na cabeça desferido pelo volante Tcheco. Além de não marcar o pênalti, o árbitro Godoy Bezerra sequer advertiu Tcheco. A gravidade do lance é inequívoca: Alex Mineiro teve o nariz fraturado, sofreu um corte no rosto e foi retirado do campo de jogo imobilizado diretamente para um hospital.

29 de julho de 2007 – Após avaliação, o Departamento Médico do Atlético informa que Alex Mineiro teve uma fratura no nariz e no maxilar. Em virtude disso, o atacante foi submetido a uma cirurgia. A previsão inicial dos médicos é de que o atacante ficaria fora dos gramados por pelo menos dois meses. No mesmo dia, o presidente do Conselho Gestor do Atlético, João Augusto Fleury da Rocha, divulgou uma nota no site oficial do clube repudiando a violência dos jogadores gremistas no jogo – além de Alex, o meia Evandro teve três dentes arrancados numa disputa com Itaqui.

02 de agosto de 2007 – Alex Mineiro foi operado no hospital Santa Cruz, em Curitiba. Após cinco horas de cirurgia, houve a necessidade da inclusão de quatro placas para corrigir o osso do malar do atacante. Também foi fixado um aparelho ortodôntico para a fixação das placas. Já o procedimento para a correção do osso do nariz, quebrado em vários fragmentos, foi necessária a colocação de um aparelho de sustentação. De acordo com o diretor-médico do Atlético, doutor Paulo Brofmann, a recuperação do atacante deveria durar cerca de 90 dias.

06 de agosto de 2007 – Alex Mineiro recebeu alta hospitalar. Segundo o médico cirurgião, doutor Carlos Roberto Ballin, todos os exames pós-operatórios indicavam a recuperação do atacante.

11 de agosto de 2007 – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), através do procurador Rafael Vanzin, denunciou o meia Tcheco e o volante Itaqui pelas agressões aos jogadores atleticanos na partida entre Grêmio e Atlético. A expectativa era de punições pesadas aos dois atletas.

17 de agosto de 2007 – Mesmo fora dos gramados, Alex Mineiro dava uma prova de sua liderança dentro do elenco atleticano. Um grupo de jogadores do clube, formado por Alex, o zagueiro Danilo e o meia Ramon, reuniu-se com a diretoria do Atlético pedindo a redução no valor dos ingressos para o segundo turno do Campeonato Brasileiro. Um dia depois, a diretoria anunciou uma promoção especial de ingressos para o segundo turno da competição.

17 de agosto de 2007 – O volante Tcheco, do Grêmio, foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por unanimidade de votos, pela falta cometida no atacante Alex Mineiro. Apesar de não ter sido advertido pelo árbitro catarinense Paulo Henrique de Godoy Bezerra, Tcheco foi denunciado pela procuradoria do Tribunal e foi julgado. O jogador do Grêmio foi suspenso por três partidas. O Relator do caso, procurador Marcelo Aparecido Tavares, afirmou que Tcheco teve intenção de atingir Alex Mineiro e usou força exagerada no lance. Por isso, votou pela condenação do jogador e suspensão de três partidas. O voto de Marcelo Aparecido Tavares foi acompanhado pelos procuradores Renata Quadros, Carlos Schimer e Roberto Teixeira. Já o volante Itaqui, que atingiu Evandro com uma cotovelada, pegou quatro jogos de suspensão.

19 de setembro de 2007 – Alex Mineiro foi liberado pelo Departamento Médico para iniciar os trabalhos de musculação.

03 de outubro de 2007 – Motivado com o bom rendimento nos treinamentos físicos, Alex Mineiro afirma que deve voltar aos gramados no mês de novembro. O jogador fez ainda um apelo aos torcedores, pedindo que apoiassem os atletas do Furacão no Campeonato Brasileiro.

10 de outubro de 2007 – Alex Mineiro confirmou que deve voltar aos gramados no dia 31 de outubro, contra o Grêmio, na Baixada.

15 de outubro de 2007 – Alex Mineiro volta a realizar trabalhos com bola nos treinamentos no CT do Caju.

24 de outubro de 2007 – Alex participou do coletivo comandado pelo técnico Ney Franco, no time reserva do Atlético. Na quinta-feira ele será submetido a uma reavaliação física para definir se tem condições de jogar na próxima quarta-feira, dia 31 de outubro, contra o Grêmio, na Kyocera Arena.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…