Fifa divulga relatório e elogia o Brasil
A comitiva da Fifa que visitou o Brasil dos dias 23 de agosto a 1 de setembro deste ano divulgou nesta quinta-feira no site da entidade um relatório (traduzido em quatro idiomas) sobre a candidatura do país à sede da Copa do Mundo de 2014. Na próxima terça-feira, dia 30, em Zurique, na Suíça, sai a decisão.
Na mensagem de abertura do relatório, o norte-americano Hugo Salcedo deu indícios de que o Brasil deve mesmo ser confirmado pela Fifa como sede do Mundial de 2014. O país sul-americano é candidato único.
"Nossa visita nos deixou com a impressão, sem dúvida alguma, de que o Brasil está comprometido a cumprir com as garantias apresentadas no documento oficial da candidatura. E que tem condições de receber a Copa", diz o texto de Salcedo.
Nesse documento, o chefe da comitiva da Fifa que inspecionou cinco cidades no Brasil (Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro) ainda destaca a necessidade de melhorias na infra-estrutura do país, mas confia no desenvolvimento econômico e no investimento que uma Copa proporciona.
"Vale ressaltar que nessa visita pudemos ver pessoalmente que o investimento financeiro proposto para infra-estrutura beneficiará toda a população e também deixará um legado cultural ao país", complementou a carta da Fifa.
A confirmação ou não do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 funcionará da seguinte maneira. Todos os membros do comitê executivo analisarão o relatório feito pela comitiva e darão o voto a favor ou não do país sul-americano.
À exceção do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que também é membro do Comitê Executivo, todos os outros têm direito a voto. A decisão acontece na próxima terça-feira, dia 30, em Zurique, na Suíça.
Clique aqui para baixar o arquivo contendo o relatório da Fifa.