31 out 2007 - 0h25

Após mau começo, Michel Bastos se destaca na França

Michel Bastos supera a má fase e volta a ser destaque em seu time. Esta foi uma frase que o torcedor atleticano quis muito ouvir durante a passagem do lateral pelo Rubro-Negro mas não conseguiu. O gaúcho natural de Pelotas nunca mostrou no Atlético o bom futebol que lhe rendeu o prêmio de melhor lateral do Brasileirão de 2005, quando jogou emprestado ao Figueirense. Atualmente defendendo o Lille da França, Michel Bastos enfim vive um bom momento e é elogiado pela imprensa francesa.

Após se destacar jogando no Pelotas em 2002, Michel Fernandes Bastos foi comprado pelo Feyenoord da Holanda, quando tinha 19 anos. Um ano depois, acertou sua vinda para o Atlético como compensação da venda do também lateral-esquerdo Jean para o mesmo Feyenoord. Como não conseguiu mostrar um bom futebol no Furacão, Michel foi emprestado ao Grêmio em 2004 e ao Figueirense em 2005. E foi pelo clube catarinense que Michel Bastos viveu sua melhor fase. Eleito pela Revista Placar o melhor lateral do campeonato, o jogador ainda marcou 10 gols, sendo um dos artilheiros da equipe no torneio.

Com um grande cartaz, Michel voltou ao Atlético em 2006. Mas uma série de lesões e alguns problemas extra-campo não permitiram que o lateral repetisse as boas atuações que o consagraram. Não demorou muito e Michel Bastos deixou o Rubro-negro, dessa vez em definitivo, e foi para o Lille, da primeira divisão francesa.

Em seu retorno ao futebol europeu, as atuações de Michel continuaram não agradando e o lateral foi alvo de severas críticas da imprensa francesa. Taxado como jogador que não sabia marcar, passou parte da temporada 2006/07 entre os reservas. Parecia que a mesma história vivida no Atlético iria se repetir.

Mas com o início de uma nova temporada, Michel Bastos apresentou melhoras e ganhou a confiança do técnico Claude Puel. Atualmente é titular do Lille e vem sendo constantemente elogiado pelos franceses por ter evoluído dentro de campo. "Eu realmente não tinha o costume de marcar o tempo inteiro. Me esforçava bastante no ataque mas na parte defensiva eu deixava a desejar. Foi por isso que tive dificuldades quando cheguei ao Lille", disse o lateral, que já marcou três gols em 10 partidas na atual temporada do futebol francês.

Se a parte defensiva melhorou, as qualidades ofensivas continuam a ser o grande destaque de Michel Bastos. A sua velocidade e chute preciso podem ser vistos no gol marcado diante do Lyon, em jogo que terminou empatado por 1 a 1:



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…