TCU criará grupo para fiscalizar os gastos públicos
Diante da confirmação do Brasil como país sede da Copa do Mundo de 2014, o Tribunal de Contas da União (TCU) criará um grupo de trabalho para fiscalizar as ações relacionadas ao evento esportivo. A proposta tem por objetivo acompanhar desde o princípio a execução das iniciativas governamentais, o que possibilitará ações de controle mais eficazes.
De acordo com o ministro Aroldo Cedraz, autor da proposta, "é certo que incontáveis são as providências a serem adotadas. Um evento do porte de uma Copa do Mundo representa uma grande festa, e como tal requer uma meticulosa preparação, com a criação de espaços e de estrutura adequada para recepcionar os atletas e visitantes".
Compete ao TCU julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta. Antes mesmo de qualquer desembolso, os ministros prevêem que será necessário fiscalizar e acompanhar a atuação do poder público. "O fato é que, independentemente de qual seja a postura adotada pelo setor privado, o governo assumirá significativos encargos, quer financeiros ou de coordenação e articulação dos atores envolvidos", comentou o ministro Aroldo Cedraz. "Penso que a atuação deste Tribunal no acompanhamento dos preparativos da Copa do Mundo de 2014 será inexorável. Se não agirmos por iniciativa própria, seremos demandados a fazê-lo, cedo ou tarde", completou.
Fonte: site do TCU (adaptada)