5 nov 2007 - 17h01

TCU criará grupo para fiscalizar os gastos públicos

Diante da confirmação do Brasil como país sede da Copa do Mundo de 2014, o Tribunal de Contas da União (TCU) criará um grupo de trabalho para fiscalizar as ações relacionadas ao evento esportivo. A proposta tem por objetivo acompanhar desde o princípio a execução das iniciativas governamentais, o que possibilitará ações de controle mais eficazes.

De acordo com o ministro Aroldo Cedraz, autor da proposta, "é certo que incontáveis são as providências a serem adotadas. Um evento do porte de uma Copa do Mundo representa uma grande festa, e como tal requer uma meticulosa preparação, com a criação de espaços e de estrutura adequada para recepcionar os atletas e visitantes".

Compete ao TCU julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta. Antes mesmo de qualquer desembolso, os ministros prevêem que será necessário fiscalizar e acompanhar a atuação do poder público. "O fato é que, independentemente de qual seja a postura adotada pelo setor privado, o governo assumirá significativos encargos, quer financeiros ou de coordenação e articulação dos atores envolvidos", comentou o ministro Aroldo Cedraz. "Penso que a atuação deste Tribunal no acompanhamento dos preparativos da Copa do Mundo de 2014 será inexorável. Se não agirmos por iniciativa própria, seremos demandados a fazê-lo, cedo ou tarde", completou.

Fonte: site do TCU (adaptada)



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…