Atlético assina processo de habilitação à Timemania

Fleury pede mobilização de todas as forças do Paraná [foto: Giuliano Gomes]

O Atlético Paranaense aderiu oficialmente à Timemania na manhã desta quarta-feira. Em evento realizado na agência central da Caixa Econômica Federal, em Curitiba, o clube assinou o contrato de parcelamento de débitos para com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A assinatura faz parte do processo de habilitação dos clubes à Timemania.

O evento contou com a presença do vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Wellington Moreira Franco, que discursou sobre a importância da Timemania para os clubes e futebol brasileiro. "Para nós é um momento importante. O objetivo da Caixa é cumprir o decreto e colocar à disposição do povo brasileiro essa nova loteria. A Caixa e os clubes brasileiros saberão transformar a Timemania em um sucesso para sanear as dívidas dos mesmos. Cabe aos clubes também auxiliar no sucesso desta empreitada", afirmou Moreira Franco.

O vice-presidente participou de todo o processo de elaboração da Timemania, tendo sido relator do projeto na Câmara Federal. Moreira Franco falou sobre sua satisfação pessoal e qual o objetivo do país ao auxiliar os clubes de futebol. "Pessoalmente, me sinto muito recompensado por estar aqui. Porque participei de todo o processo, desde o início quando o nosso presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) mostrou sensibilidade com o futebol, até como torcedor. A expectativa é auxiliar os clubes de modo que na Copa de 2014 tenhamos a base da Seleção com jogadores que atuam no país. Isso somente acontecerá se os clubes tiverem pujança financeira para pagar aos jogadores o que eles merecem receber", analisou.

O presidente do Conselho Gestor do Atlético Paranaense, João Augusto Fleury da Rocha, ressaltou a importância da Timemania para os clubes. "Para a satisfação da paixão, não raro os clubes tiveram de se comprometer financeiramente. A Timemania é uma maneira criativa, mais um instrumento para que os clubes encontrem forças de receitas. Só temos a agradecer essa iniciativa para que os clubes brasileiros possam se organizar financeiramente com efetivo apoio da sociedade", declarou.

João Augusto Fleury também comentou o fato de a Timemania não ser somente algo em benefício dos clubes. "Todos ganharão com a Timemania. Ganhará o apostador, que poderá ser premiado. Ganharão os clubes, que poderão sanear as dívidas e melhorar as suas administrações. E ganharão os cofres públicos com a recuperação de dívidas que eram insolventes", completou o presidente do Atlético Paranaense.

Moreira Franco finalizou o evento com uma mensagem. "Desejo muito sucesso aos lotéricos, aos clubes, que podem ter a certeza que a Caixa cumprirá essa loteria com a mais alta qualidade técnica e profissional", concluiu. Além de Moreira Franco, participaram da solenidade o superintendente Nacional de Loterias e Jogos da Caixa, Roberto Derziê de Sant’Anna, o superintendente de FGTS da Caixa e o superintendente regional da Caixa, Jorge Kalache Filho.

Caixa esclarece sobre Timemania

A Timemania é uma loteria criada pelo governo federal com o objetivo de injetar nova receita nos clubes de futebol. Com funcionamento semelhante ao da Mega Sena, a loteria utilizará os brasões dos clubes no lugar dos números. Em troca da cedência de suas marcas, os clubes receberão 22% da arrecadação da loteria e destinarão os valores para quitarem dívidas com a União em FGTS, INSS e Receita Federal.

Serão utilizados nos jogos os símbolos dos 80 times participantes do Campeonato Brasileiro nas séries A, B e C. Os torcedores poderão também apostar no Clube do Coração. A expectativa é que com a loteria os clubes retomarão a capacidade de investimento e de financiamento.

A adesão do clube à loteria é voluntária. Para participarem da nova loteria, os clubes terão que cumprir algumas contrapartidas criadas pelo governo, como a publicação de balanços financeiros e a apresentação de documentação que prove que os dirigentes não têm contra si nenhuma condenação por crime doloso ou contravenção em qualquer instância da Justiça.

O Projeto de Lei encaminhado ao Congresso Nacional pelo Executivo para a criação da loteria, foi sancionado pelo presidente Lula e publicado no Diário Oficial da União do dia 15/09/2006 sob o número 11.345. O Decreto de Regulamentação, assinado em 14 de agosto de 2007 (6.187), contou com a participação de representantes dos ministérios do Esporte, da Previdência e da Fazenda, Receita Federal, Caixa (Loterias e FGTS) e de entidades ligadas ao futebol.

Na Timemania, o apostador poderá marcar dez números entre os 80 do volante de aposta e, ainda, escolher o Time do Coração para concorrer aos prêmios. A nova loteria terá um sorteio por semana, sempre aos sábados, e vai premiar os apostadores que acertarem 7, 6, 5, 4 ou 3 números sorteados, além de pagar prêmios pelo acerto do Time do Coração.

Distribuição da arrecadação da loteria:

46% – para o valor dos prêmios;
22% – para os clubes que aderiram à loteria;
20% – para o custeio e manutenção do serviço;
3% – para projetos esportivos na rede de educação básica e superior e para ações dos clubes sociais;
3% – para o Fundo Penitenciário Nacional;
3% – para as Santas Casas de Misericórdia;
2% – Lei Agnelo/Piva;
1% – para a seguridade social;