21 nov 2007 - 18h07

Justiça anula eleição de 2004 e Hélio Cury assume a FPF

O empresário Hélio Pereira Cury, de 57 anos, é o novo presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A decisão foi proferida nesta quarta-feira (21) pela juíza Denise Antunes, da 9.ª Vara Cívil de Curitiba. Ela deu ganho de causa a Cury em uma das quatro ações impetradas em 2004, quando o então presidente da entidade, Onaireves Moura, acabou reeleito por mais quatro anos. Além da nova diretoria de Cury, o ex-secretário de Esportes de Curitiba também assume uma dívida de aproximadamente R$ 50 milhões.

De acordo com a decisão judicial, a chapa de Moura na época seria irregular por ferir a Lei Federal 9.615, na qual está prevista a inegibilidade de pessoas inadimplentes das contribuições previdenciárias em serem dirigentes esportivos. Na ação, fica claro que o ex-presidente da federação também não poderia exercer o cargo por ter tido falência decretada em uma das suas empresas.

“Discordamos da eleição na época e entramos com várias ações na justiça. Foi um processo demorado, mas conseguimos a vitória. A juíza viu que não havia condições daquela chapa se manter à frente da FPF, que vive um processo vicioso de 22 anos com uma única pessoa no poder”, disse o novo mandatário.

Desta forma, Hélio Cury, da chapa “Transformação”, de oposição no pleito de três anos atrás, acabou contemplado com a direção da FPF. O novo mandatário tomou posse nesta tarde na sede da federação e a sua gestão será válida até abril de 2008. Aluízio Ferreira, um dos vices de Moura que vinha exercendo o cargo de presidente desde maio deste ano, quando Moura acabou afastado da entidade, foi informado oficialmente da decisão judicial e procurou mostrar tranqüilidade.

“Estou tranqüilo porque decisões judiciais não se discutem, cumprem-se. Depois entra a parte jurídica que pode mudar essa decisão. Repassamos ao Hélio a atual situação da federação, todas as dívidas e os outros problemas”, declarou, afirmando na seqüência que irá “usar os seus direitos e vai recorrer da decisão”. Até lá, Ferreira se comprometeu a ajudar o novo presidente.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…