21 nov 2007 - 18h07

Justiça anula eleição de 2004 e Hélio Cury assume a FPF

O empresário Hélio Pereira Cury, de 57 anos, é o novo presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A decisão foi proferida nesta quarta-feira (21) pela juíza Denise Antunes, da 9.ª Vara Cívil de Curitiba. Ela deu ganho de causa a Cury em uma das quatro ações impetradas em 2004, quando o então presidente da entidade, Onaireves Moura, acabou reeleito por mais quatro anos. Além da nova diretoria de Cury, o ex-secretário de Esportes de Curitiba também assume uma dívida de aproximadamente R$ 50 milhões.

De acordo com a decisão judicial, a chapa de Moura na época seria irregular por ferir a Lei Federal 9.615, na qual está prevista a inegibilidade de pessoas inadimplentes das contribuições previdenciárias em serem dirigentes esportivos. Na ação, fica claro que o ex-presidente da federação também não poderia exercer o cargo por ter tido falência decretada em uma das suas empresas.

“Discordamos da eleição na época e entramos com várias ações na justiça. Foi um processo demorado, mas conseguimos a vitória. A juíza viu que não havia condições daquela chapa se manter à frente da FPF, que vive um processo vicioso de 22 anos com uma única pessoa no poder”, disse o novo mandatário.

Desta forma, Hélio Cury, da chapa “Transformação”, de oposição no pleito de três anos atrás, acabou contemplado com a direção da FPF. O novo mandatário tomou posse nesta tarde na sede da federação e a sua gestão será válida até abril de 2008. Aluízio Ferreira, um dos vices de Moura que vinha exercendo o cargo de presidente desde maio deste ano, quando Moura acabou afastado da entidade, foi informado oficialmente da decisão judicial e procurou mostrar tranqüilidade.

“Estou tranqüilo porque decisões judiciais não se discutem, cumprem-se. Depois entra a parte jurídica que pode mudar essa decisão. Repassamos ao Hélio a atual situação da federação, todas as dívidas e os outros problemas”, declarou, afirmando na seqüência que irá “usar os seus direitos e vai recorrer da decisão”. Até lá, Ferreira se comprometeu a ajudar o novo presidente.



Últimas Notícias

Opinião|Sul-Americana

Libera a torcida!

Uma noite histórica em um jogo com um cardápio recheado de garra, luta, determinação, superação, entrega, guerra, -TIME DE GUERRA – sim não faltam adjetivos…