Quem ama luta
Ama mais quem critica ou quem sempre diz amém? Ama mais quem aceita passivamente qualquer postura dentro e fora do campo ou quem luta por melhorar sempre, ‘na alegria e na tristeza’?
Eu tenho profunda desconfiança dos que acham que amar um time é aceitar tudo o que vem dos cartolas! Os jogadores passam (às vezes com muita facilidade), os dirigentes passam (às vezes com muita dificuldade) e somente restamos nós, os torcedores, nossa história e nossos títulos, nossos gols (impossível fugir do barbarismo lingüístico), nossas derrotas e, nossas vitórias! Nós somos o time. O Clube Atlético Paranaense somos nós que amamos o time em qualquer situação! E o somos ainda mais quando queremos ver o time sempre bem! E tanto melhores torcedores seremos quanto mais exigirmos o melhor dos jogadores e dirigentes!
É como numa família! Os membros se amam, mas se cobram! Se chamam a atenção nos momentos de ‘pisada na bola!. O filho que vai mal na escola leva bronca o pai! E eu não penso que isso signifique que eles tenham desistido um do outro ou mesmo que seja falta de amor um pelo outro!
O verdadeiro torcedor, aquele consciente que luta pelo seu clube, tem o direito, mais que isso, a obrigação de cobrar uma postura decente dos jogadores e dirigentes! Repetindo: estes passam… ficamos nós! Devemos exigir dos jogadores e dirigentes, se não o amor que temos pelo time, pelo menos o respeito!
Eles não são o Clube Atlético Paranaense, eles estão!
Eles podem ir embora por este ou aquele motivo! Nós não! Nosso envolvimento com o time vem do coração, da vibração do hino, da alegria das cores!
Temos obrigação de exigir um Atlético tão grande quanto o nosso amor por ele!