22 maio 2008 - 1h47

Com Roberto Fernandes, jogadores farão menos coletivos

Antes mesmo de sua chegada ao Atlético, o técnico Roberto Fernandes já decretou o ocaso dos treinamentos coletivos. Ainda em Recife, o treinador observou que a evolução do estudo do futebol levou a uma diminuição da importância deste tipo de treino. Ele prefere comandar treinos táticos e atividades específicas.

O coletivo é a forma de treinamento mais tradicional do futebol. Consiste na realização de um simulado de uma partida oficial. Normalmente, os jogadores são divididos em duas equipes, uma formada pelos jogadores titulares e outra, pelos reservas. O técnico ou o assistente atua como árbitro e os jogadores treinam como se estivessem disputando um jogo. O treino comporta algumas variações, como a diminuição do tempo de jogo, a redução das dimensões do campo e a alteração no número de atletas. Em alguns casos, é comum que o técnico interrompa o coletivo para orientar os atletas.

Roberto Fernandes acredita que a ênfase em coletivos é equivocada. Ele pretende diminuir esse tipo de treinamento, a exemplo do que ocorre na Europa. Há times europeus que sequer realizam coletivos. "Eu acho que algumas pessoas que trabalham em futebol deveriam se reciclar. O futebol está evoluindo. Existe treinamento que é muito tradicional, que foi usado muito tempo e hoje em dia poucas equipes usam, que é o coletivo. Então, quem está acostumado a cobrir futebol com base no coletivo vai quebrar muito a cabeça", disse o técnico na coletiva desta terça-feira, em Recife, dando um recado para a imprensa.

O novo técnico atleticano é adepto dos treinamentos táticos. "No treino tático você define muita coisa. Necessariamente não é mais o coletivo que define quem vai jogar. Eu uso o coletivo para estudar algumas situações que eu posso vir a utilizar no jogo, mas a minha equipe é definida no treino tático e uma coisa que para mim é o mais importante de tudo: eu não deixo dúvidas na cabeça do jogador. Quem vai jogar sabe que vai jogar três, quatro dias antes do jogo", garante.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…