31 maio 2008 - 11h59

Uma nova função para Irênio

O meia Irênio foi a principal contratação do Atlético para esta temporada. Ele era um sonho antigo do Furacão. Desde a época em que surgiu para o futebol nacional vestindo a camisa do América, o Rubro-Negro tinha interesse em contratá-lo. Irênio acabou indo para o México e lá fez carreira durante várias temporadas. No final do ano passado, finalmente foi possível um acerto. Irênio seria o camisa 10 do Atlético nesta temporada e comandaria um time de jovens talentos em busca de títulos.

Mas a esperança acabou ruindo depois de uma série de más atuações. Sob o comando de Ney Franco, Irênio não conseguiu render o esperado. Apagado, lento e pouco efetivo, acabou perdendo a vaga no time titular. Primeiro para Netinho, que havia sido deslocado para a lateral-esquerda. Depois, mesmo com a saída de Ferreira, não voltou ao time. O jovem Pimba passou a ocupar a posição de meia-armador. Ficou claro que Irênio não fazia mais parte dos planos de Franco quando o técnico resgatou Kaio para ser o substituto imediato no meio-campo.

A redenção de Irênio começou com a chegada de Roberto Fernandes. Foi convocado logo para o primeiro jogo e entrou no segundo tempo. Em dois meses, este foi apenas o segundo jogo oficial disputado pelo meio-campista. A suspensão de Alan Bahia para a partida contra o Palmeiras abriu espaço para Irênio voltar ao time titular.

Roberto Fernandes resolveu apostar no experiente jogador para exercer uma função diferente. Irênio atuará como segundo volante, mais recuado, sem a responsabilidade de armar as jogadas ofensivas. Com essa mudança, o treinador espera melhorar a saída de bola do Atlético e deixar o time mais ofensivo. Irênio garante estar preparado. Ele contou que jogou nesta função nas suas duas últimas temporadas no México. A idéia de Fernandes é que o time aumente o poder de conclusão de fora da área e seja mais eficiente nos rebotes.

Dirigindo o Náutico, Roberto Fernandes "resgatou" um jogador em condições parecidas. Ele apostou no veterano Geraldo, muito criticado por suas passagens apagadas por Sport e Coritiba. Jogando mais recuado no Timbu, Geraldo tornou-se um dos principais jogadores do time e até voltou a aparecer marcando gols.

Resta saber se na prática as idéias darão certo. A primeira chance será neste domingo, às 18h10, contra o Palmeiras.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…