O Paraná precisa de paranenses
Exatamente. Estamos precisando de paranaenses. Paranaense é aquele que nasce no estado do Paraná, e veste a camisa das coisas do estado. É histórica a inferioridade política do estado do PR. Veja-se:
1. Fomos usurpados pelos outros estados leia-se SP, quando se trata da cobrança de ICMS sobre energia elétrica. Devido a minha formação e especialidade – sou advogado tributarista, não é difícil constatar que, ao contrário de todas as mercadorias comercializadas no País, a energia elétrica é tributada no destino. Isso quer dizer que, ao invés de produtos industrializados, que são tributados no estado produtor leia-se SP, a energia é tributada no estado destinatário leia-se SP. Com isso, eles ganham duas vezes. O que poderia ser o diferencial de arrecadação do PR fica com SP. Veja-se que isso é uma exceção a uma regra constitucinal (força política);
2. Estão tentando nos usurpar em reservas de petróleo, cujos campos estão situados em alguma parte, na Costa do Estado do Paraná. Porém, paulistas sempre eles, e catarinenses, estão tentando ampliar o ângulo de suas divisas para englobar nossas reservas. Ao contrário do caso exposto no subitem n. 1, este problema não tem sede na Constituição Federal, e está sendo debatido no Poder Judiciário. Se temos chance de obter êxito? Legalmente sim. Politicamente…;
3. Quando o Clube Atlético Paranaense, o Coritiba Foot Ball Club, e o Paraná Clube vão decidir jogos com clubes de fora, invariavelmente somos usurpados. Nós tivemos o Alex expulso por nada (a primeira falta que levou ao cartão sequer existiu, e a segunda foi coisa do jogo), e nosso gol legítimo foi invalidado. Precisa mais para se mudar o placar de um jogo? O Coritiba, que voltou à primeira divisão, sofreu com a invalidação de um gol igualmente legítimo. O Paraná Clube foi literalmente sacaneado em Porto Alegre. E achamos legal brigar entre nós…que mesquinharia.
Queridos amigos. Como eu já afirmei pouco me interessa o campeonato paranaense. As maiores glórias não estão nesta disputa. Esta rivalidade entre atleticanos, coxas e paranistas existe porque moramos um ao lado do outro. A rivalidade de verdade ocorre entre nós, e eles: os brasileiros de outros estados. Principalmente os paulistas. Assim que pensarem todos assim, teremos grandes vitórias para o Estado. Até lá, sofreremos com cronistas medíocres, torcedores medíocres, e times medíocres.