Globo Esporte destaca tecnologia implantada no Atlético
A edição deste sábado do programa Globo Esporte, exibido pela Rede Globo, trouxe uma reportagem especial sobre os movimentos dos atletas durante um jogo de futebol, revelando detalhes do quanto corre um jogador durante o jogo. Toda a metodologia mostrada na reportagem foi desenvolvida pelo pesquisador Sérgio Cunha, do laboratório de Biomecânica da Unicamp, que neste Campeonato Brasileiro firmou uma parceria pioneira com o Atlético Paranaense.
Através de modernos sistemas de computador e câmeras que registram todos os passos dos atletas durante as partidas, Sérgio Cunha auxilia a comissão técnica do Furacão a montar o sistema tático e desenvolver programas de treinamentos físicos exclusivos para cada atleta, num claro exemplo de como a ciência pode contribuir positivamente para o desenvolvimento do futebol. Ao todo, são 6 câmeras espalhadas pelo gramado, uma em cada intermediária e duas em cada grande área, que registram milimetricamente todos os movimentos dos jogadores dentro de campo.
O principal objetivo é analisar as distâncias percorridas pelos jogadores, além de auxiliar em aspectos técnicos e táticos utilizados durante o jogo. Uma ajuda aprovada pelo técnico Roberto Fernandes. O benefício direto é poder manter um nível de correção e performance nos treinamentos o mais próximo que tem no jogo, disse o treinador na entrevista ao Globo Esporte.
No Atlético, o campeão em resistência é o lateral-direita Nei, que percorre entre 10 e 13 quilômetros por partida. Segundo o estudo de Sérgio Cunha, os laterais correm entre 10 e 13 Km por jogo, seguidos pelos meias (8 a 12 Km), atacantes (6 a 9 Km) e zagueiros (4 a 7 Km).
Confira a íntegra da reportagem completa veiculada na edição deste sábado do Globo Esporte: