7 ago 2008 - 16h16

Zico visitará o CT do Caju nesta sexta-feira

O Atlético receberá uma visita ilustre nesta sexta-feira. O ex-jogador de futebol Zico estará em Curitiba a convite do Rubro-Negro e conhecerá as instalações do clube. De acordo com a assessoria de imprensa do Atlético, Zico concederá uma entrevista às 16 horas, antes de retornar ao Rio de Janeiro.

Um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, Zico foi um dos astros da Seleção Brasileira na Copa de 82. Jogou neste time time ao lado de Edinho, atual diretor de futebol do Atlético. A relação de amizade entre os dois fez surgir o convite para que Zico viesse visitar o Atlético, um desejo antigo do ex-craque.

Depois de encerrar a carreira como atleta, Zico fundou um clube de futebol, o CFZ, do qual é presidente e exerceu a função de coordenador técnico da Seleção Brasileira na Copa de 98. Recentemente, decidiu se tornar técnico e dirigiu o Kashima Antlers, a seleção japonesa e o Fenerbahçe, da Turquia. Em toda a sua carreira como técnico, disputou 207 partidas, com 119 vitórias e 40 derrotas. No momento, aguarda propostas de outros clubes para seguir sua carreira. Ele nunca escondeu que pretende continuar a trabalhar no futebol europeu.

Recentemente, seu nome foi cotado pelo São Paulo, mas ele descartou a chance de assumir um clube brasileiro. "Já me colocaram na Inglaterra, em Portugal… já fui anunciado até como possível treinador aqui no Brasil, o que sempre deixei bem claro que está completamente fora dos meus planos. E é a força da mídia que fez isso, na verdade, e ao que me parece a força de pessoas que usam a mídia", escreveu ele em recente coluna publicada em seu site.

Possível técnico?

Mesmo diante da pública intenção de Zico de não dirigir nenhuma equipe no Brasil e de a nota divulgada no site oficial do Atlético informar que a visita é uma "ação do Clube com possíveis parceiros estratégicos", a presença dele no CT do Caju aumenta as especulações de que ele poderia assumir o comando técnico do Rubro-Negro.

Em primeiro lugar, o fato de o Atlético estar procurando um novo profissional para substituir o demitido Roberto Fernandes já faz surgir uma lista de possíveis interessados. Depois, a diretoria confirmou que quem está conduzindo o processo de seleção do novo técnico é Edinho, responsável pelo convite a Zico. Além disso, o próprio Edinho declarou nesta semana que está em busca de alguém que seja "o treinador" ideal para o clube.

Somado a isso, há de se relembrar como foi conduzido o processo de contratação do técnico Lothar Matthäus, no início de 2006. À época, a contratação do alemão parecia algo impossível para um time brasileiro. Logo que ele foi visto no CT do Caju, a assessoria de imprensa do Atlético apressou-se em informar que ele havia vindo a Curitiba apenas para visitar o clube e não havia chance de ser contratado. "Ele veio ao Brasil com o Márcio Bittencourt e está conhecendo alguns centros de treinamentos. Há grupos de times alemães interessados em vir ao Brasil para fazer pré-temporada. Então, ele está conhecendo os centros para ver essa possibilidade", despistou Alberto Maculan, então diretor de futebol do clube. No dia seguinte, Lothar Matthäus foi anunciado como novo treinador atleticano, para surpresa de muitos.



Últimas Notícias