Vantagem mantida em mata-matas contra São Paulo
Com a classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana, o Atlético manteve um tabu favorável em duelos eliminatórios diante do São Paulo. Nos Brasileirões de 1983 e 2001, na seletiva para a Libertadores em 1999, além do duelo deste ano pela competição continental a torcida atleticana foi quem comemorou. A única vez que os paulistas tiveram vantagem porém foi a mais dolorosa, na final da Copa Libertadores em 2005.
No campeonato Brasileiro de 1983, o duelo valia uma vaga para a semifinal. No jogo de ida, em Curitiba, o Atlético venceu por 2 a 1. Na volta, no Morumbi, novamente vitória atleticana, pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado por Assis e selou a última vitória do Furacão no estádio do adversário.
Em 1999 as duas equipes se enfrentaram na seletiva para a Copa Libertadores da América. O confronto valia a vaga na decisão. Em Curitiba, o Atlético venceu por 4 a 2 e praticamente garantiu a vaga para a final. No jogo de volta em São Paulo, o Furacão acabou perdendo para por 2 a 1.
Já em 2001, novamente o duelo valeu vaga para a semifinal do Brasileirão. Porém, em partida única realizada na Arena da Baixada, o Atlético venceu por 2 a 1, gols de Alex Mineiro e Kléber. A única derrota foi em 2005, na final da Libertadores. Empate em 1 a 1 em Porto Alegre, e vitória são paulina por 4 a 0 no Morumbi.
Com a vitória de hoje nas penalidades por 4 a 3, o Atlético consegue a quarta classificação para uma próxima fase diante do São Paulo. Agora, o Furacão espera o vencedor de Araguas, da Venezuela, e Chivas, do México, para saber o adversário da sequência da Copa Sul-Americana 2008.