29 set 2008 - 20h46

Atlético participou de seminário com membros da Fifa

Na tarde desta segunda-feira, a comitiva paranaense apresentou a candidatura da capital paranaense no seminário organizado pela CBF aos membros da FIFA e do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014. Participaram da delegação paranaense Mario Celso Keinert Petraglia, na condição de representante da Arena da Baixada, o secretário estadual de Turismo, Celso de Souza Caron, e a diretoria de Pesquisa e Informação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Susana Andrade, que apresentaram as principais propostas da cidade nas áreas do turismo, infra-estrutura e futebol. Também participou da comitiva de Curitiba o coordenador de Assuntos Políticos da Casa Civil, David Nataniel Cheriegate.

A apresentação foi aberta pelo secretário Celso Caron, que ressaltou o projeto da cidade com a abordagem de alguns indicadores econômicos, entre eles os que apontam o estado como o mais avançado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e um PIB de 145 bilhões e 637 milhões, 5,69% do índice nacional. No setor turístico, o secretário falou da capacidade hoteleira de Curitiba e de cidades componentes da região metropolitana e da cidade de Foz Iguaçu, com as Cataratas de Iguaçu, apontada como fator de atração turística para pessoas de todo o mundo, além da Ilha do Mel, Serra do Mar e do Parque Estadual Vila Velha. O secretário estadual de Turismo destacou ainda que todo o projeto com o objetivo de ser uma das sub-sedes em 2014 terá como modelo a integração de ações entre o Estado, Município e a iniciativa privada.

A engenheira Susana Andrade, diretoria de Pesquisa e Informação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), discorreu sobre os aspectos de infra-estrutura, notadamente no setor de transporte, que tem um modelo considerado padrão, com seu sistema pioneiro de caneletas exclusivas para o trânsito de ônibus, pontilhados por estações-tubo, onde os usuários fazem o embarque protegidos do frio e chuva. Ela também falou da previsão da construção de um rede de metrô para 2014 e também da ampliação da rede hoteleira.

A apresentação curitibana foi encerrada por Mario Celso Keinert Petraglia, filho do presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, representante da Arena da Baixada. Ele mostrou aspectos atuais do estádio, com suas acomodações modernas e confortáveis, e a perspectiva da ampliação da sua capacidade para 40 mil espectadores e das obras que o deixarão adequado às exigências da FIFA para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. A contratação de uma empresa especializada, para o levantamento de necessidade e estudo de viabilização financeira para a reforma e manutenção do estádio, com parceira da iniciativa privada, foi também um assunto levantado no planejamento de Curitiba.

"O projeto executivo da Arena foi elogiado até porque ele está numa fase avançada de atendimento às exigências internacionais. Além disso, mostramos que estamos terminando a Arena – com o primeiro passo que foi dado, ou seja, o fechamento do Anel Inferior e o início das obras", declarou Celsinho em entrevista ao site oficial do Atlético.

Fonte: Site da CBF e site oficial do Atlético Paranaense



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…