25 nov 2008 - 12h24

Atlético pode se livrar do rebaixamento no domingo

Uma vitória sobre o Náutico garante matematicamente o Atlético na primeira divisão em 2009 e certamente é tudo que o torcedor espera nesta batalha que ocorrerá no próximo domingo, em Recife. Contudo, o empate ou mesmo uma derrota podem garantir a fuga do rebaixamento de forma antecipada, desde que se verifiquem outras combinações de resultados.

Dos times ameaçados de rebaixamento, o Ipatinga, com 34 pontos, já não pode alcançar o Furacão (42). A Portuguesa, com 37, pode chegar a 43, porém seu saldo de gols está em -19, enquanto o do Atlético está em -10. Ou seja, um empate na próxima rodada praticamente asseguraria ao Atlético terminar o campeonato em melhor posição do que ao menos estes dois adversários.

Em caso de empate

Portanto, resta ao torcedor atleticano "secar" outros dois concorrentes: Figueirense e Vasco. Em caso de empate com o Náutico, o Atlético estará matematicamente livre do descenso já na próxima rodada desde que:

– O Figueirense não vença o Botafogo (jogo no Rio de Janeiro); e
– O Vasco não vença o Coritiba (jogo em Curitiba).

Nesta hipótese, ainda que estas equipes conseguissem um ponto cada, o Atlético estaria fora de perigo, pois abriria cinco pontos de vantagem sobre o Vasco e quatro com relação ao Figueirense, confirmando a impossibilidade de ser ultrapassado na última rodada.

Em caso de derrota

Além disto, mesmo perdendo para o Náutico, a situação pode estar decidida em favor do Atlético já na próxima rodada. Neste caso, porém, o Furacão precisaria de uma combinação de resultados mais complicada:

– Figueirense não vença o Botafogo (jogo no Rio de Janeiro);
– Vasco não vença o Coritiba (jogo em Curitiba); e
– Portuguesa não vença o Sport (jogo em São Paulo).

Neste caso, o Figueirense, mesmo empatando com o Botafogo, permaneceria três pontos atrás do Atlético, mas com duas vitórias a menos (primeiro critério de desempate). Vasco e Portuguesa, caso obtenham apenas um ponto nos jogos deste domingo, ficariam quatro pontos abaixo do Furacão, não podendo superá-lo na rodada final.

Libertadores

Os confrontos em busca da vaga na Libertadores também podem ser decisivos para o Atlético, já que um dos concorrentes, o Flamengo, é o adversário da rodada decisiva. Atualmente fora do G-4, o time carioca pode ver suas chances de classificação acabarem já no próximo domingo, se não vencer o Goiás (jogo no Rio de Janeiro). Além disto, o Cruzeiro precisaria vencer o time reserva do Internacional (jogo em Porto Alegre) e o Palmeiras superar o Vitória (jogo em Salvador), o que deixaria o Flamengo com três pontos de desvantagem e duas vitórias a menos que os rivais. Ou seja, caso o Atlético ainda precise de pontos no confronto decisivo, esta matemática favoreceria por trazer à Baixada um adversário já sem chances de vaga na Libertadores.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…