25 nov 2008 - 12h24

Atlético pode se livrar do rebaixamento no domingo

Uma vitória sobre o Náutico garante matematicamente o Atlético na primeira divisão em 2009 e certamente é tudo que o torcedor espera nesta batalha que ocorrerá no próximo domingo, em Recife. Contudo, o empate ou mesmo uma derrota podem garantir a fuga do rebaixamento de forma antecipada, desde que se verifiquem outras combinações de resultados.

Dos times ameaçados de rebaixamento, o Ipatinga, com 34 pontos, já não pode alcançar o Furacão (42). A Portuguesa, com 37, pode chegar a 43, porém seu saldo de gols está em -19, enquanto o do Atlético está em -10. Ou seja, um empate na próxima rodada praticamente asseguraria ao Atlético terminar o campeonato em melhor posição do que ao menos estes dois adversários.

Em caso de empate

Portanto, resta ao torcedor atleticano "secar" outros dois concorrentes: Figueirense e Vasco. Em caso de empate com o Náutico, o Atlético estará matematicamente livre do descenso já na próxima rodada desde que:

– O Figueirense não vença o Botafogo (jogo no Rio de Janeiro); e
– O Vasco não vença o Coritiba (jogo em Curitiba).

Nesta hipótese, ainda que estas equipes conseguissem um ponto cada, o Atlético estaria fora de perigo, pois abriria cinco pontos de vantagem sobre o Vasco e quatro com relação ao Figueirense, confirmando a impossibilidade de ser ultrapassado na última rodada.

Em caso de derrota

Além disto, mesmo perdendo para o Náutico, a situação pode estar decidida em favor do Atlético já na próxima rodada. Neste caso, porém, o Furacão precisaria de uma combinação de resultados mais complicada:

– Figueirense não vença o Botafogo (jogo no Rio de Janeiro);
– Vasco não vença o Coritiba (jogo em Curitiba); e
– Portuguesa não vença o Sport (jogo em São Paulo).

Neste caso, o Figueirense, mesmo empatando com o Botafogo, permaneceria três pontos atrás do Atlético, mas com duas vitórias a menos (primeiro critério de desempate). Vasco e Portuguesa, caso obtenham apenas um ponto nos jogos deste domingo, ficariam quatro pontos abaixo do Furacão, não podendo superá-lo na rodada final.

Libertadores

Os confrontos em busca da vaga na Libertadores também podem ser decisivos para o Atlético, já que um dos concorrentes, o Flamengo, é o adversário da rodada decisiva. Atualmente fora do G-4, o time carioca pode ver suas chances de classificação acabarem já no próximo domingo, se não vencer o Goiás (jogo no Rio de Janeiro). Além disto, o Cruzeiro precisaria vencer o time reserva do Internacional (jogo em Porto Alegre) e o Palmeiras superar o Vitória (jogo em Salvador), o que deixaria o Flamengo com três pontos de desvantagem e duas vitórias a menos que os rivais. Ou seja, caso o Atlético ainda precise de pontos no confronto decisivo, esta matemática favoreceria por trazer à Baixada um adversário já sem chances de vaga na Libertadores.



Últimas Notícias

Opinião

Passo a passo

O mundo anda acelerado demais. Era um processo que já vínhamos passando mas parece que se acelerou no período pós pandemia, pois todo mundo parece…