Juiz indefere liminar para registro da chapa de oposição
A terceira tentativa da chapa Jofre Cabral e Silva Atlético Mais Futebol em concorrer às eleições do Atlético Paranaense na próxima segunda-feira (8) fracassou. Depois de ver negado o registro da candidatura por duas vezes pela Junta Eleitoral que fiscaliza o pleito atleticano, o grupo oposicionista aos atuais diretores do Furacão teve negado pelo juiz Rogério Dias o pedido de liminar protocolado nesta sexta-feira na 21ª Vara Cível de Curitiba.
A decisão frustrou os integrantes da chapa, que se reuniram em um hotel da cidade para decidir se haverá um novo recurso ou não. O juiz alegou que a obrigatoriedade dos cinco anos de vida associativa ininterrupta por cinco anos é válida. Não nos deu maiores detalhes. Foi uma decisão lacônica, reclamou o advogado Luiz Fernando Pereira, por telefone, à Gazeta do Povo Online.
Se quiser recorrer, a chapa Mais Futebol pode interpor um recurso no plantão do Tribunal de Justiça neste sábado (6). Ainda não sabemos qual será o próximo passo, mas em caso de nova derrota, não temos mais o que fazer, afirmou.
Entenda o caso
No início de novembro, o Atlético anunciou a reformulação do seu Estatuto e nele foram incluídos novos artigos. Um item de um dos artigos (o "d" do art. 62) previa que pelo menos dez dos 150 integrantes que devem compor as chapas que tentam se eleger precisam ter ao menos cinco anos de vida associativa ininterrupta.
Para a chapa de oposição, mudar o Estatuto do clube às vésperas de uma eleição é irregular. Isso é uma ilegalidade. Alteraram as regras do jogo em cima das eleições e isso não é permitido. Vale o princípio da anterioridade e a mudança feriu o que prevê a lei eleitoral, afirmou.
Além disso, a chapa de oposição reclama não ter tido acesso à lista de sócios que a situação teria. Ninguém sabe quem tem mais de cinco anos de vida associativa. Foram várias mudanças e vários tipos de associação, mas apenas a situação teve acesso a nomes e contatos dos sócios. Queremos essa lista para termos igualdade de condições.
A chapa Coração Rubro-Negro, do grupo que controla hoje o Furacão, teve seu registro deferido sem problemas pela Junta Eleitoral.