Levantamento da Paraná Pesquisas é elogiado por comentaristas
O levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas sobre os times de preferência dos paranaenses, recentemente divulgado pela Gazeta do Povo, foi elogiado por comentaristas de outros estados. A pesquisa é considerada a mais completa e consistente realizada no país. A Paraná Pesquisas ouviu mais de 100 mil pessoas em todo estado. Isso reduz drasticamente a margem de erro e produz um resultado confiável.
Em números gerais, o Corinthians é o time com maior torcida no Paraná. O Atlético é o segundo, o Palmeiras é o terceiro e o Coritiba, o quarto. O Rubro-Negro lidera em Curitiba e também na Região Metropolitana. A diretoria do Coritiba contestou os números da pesquisa.
No entanto, a pesquisa foi elogiada por comentaristas de outros estados e paranaenses. Por várias vezes, institutos de pesquisa aferiram o tamanho de torcidas. Mas havia um problema: com o tamanho tradicional das amostras, a margem de erro, da ordem de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, transformava o resultado num emaranhado de empates. Para ter uma margem menos, era preciso 100 mil, 1 milhão de entrevistas. E a resposta sempre foi impraticável. Pois uma empresa do Paraná ouviu 101.981 pessoas entre os meses de fevereiro e novembro, para saber o tamanho das torcidas no Estado, escreveu o jornalista Marcelo Damato, em seu blog no Lance!
Apesar de pesquisas como a realizada pela Datafolha atestarem esse fato, faltava um estudo mais conclusivo e com base maior, falha que parece ter sido sanada com a pesquisa divulgada nesse final de semana pelo Instituto Paraná Pesquisas. Com sede em Curitiba e com histórico em pesquisas mercadológicas e políticas, o Instituto entrevistou executou um trabalho de fôlego, elogiou Emerson Gonçalves, do blog Olhar Crônico Esportivo.
A maior pesquisa realizada no futebol paranaense para identificar a tendência do torcedor decifrou a equivocada estratégia dos nossos clubes. Os números são irrefutáveis e cristalinos, que apenas confirmam as suspeitas de que há grande caminho a ser percorrido por Atlético, Coritiba e Paraná na tentativa de conquistar prestígio em um estado cujo futebol ainda não está integrado, comentou Carneiro Neto em sua coluna na Gazeta do Povo.
De fevereiro a novembro deste ano, 101.981 pessoas foram entrevistadas em 68 cidades do estado. Não lembro de nenhuma pesquisa tão abrangente sobre torcidas feita no Brasil, observou o jornalista Jones Rossi, no blog De Primeira.