23 dez 2008 - 18h19

Levantamento da Paraná Pesquisas é elogiado por comentaristas

O levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas sobre os times de preferência dos paranaenses, recentemente divulgado pela Gazeta do Povo, foi elogiado por comentaristas de outros estados. A pesquisa é considerada a mais completa e consistente realizada no país. A Paraná Pesquisas ouviu mais de 100 mil pessoas em todo estado. Isso reduz drasticamente a margem de erro e produz um resultado confiável.

Em números gerais, o Corinthians é o time com maior torcida no Paraná. O Atlético é o segundo, o Palmeiras é o terceiro e o Coritiba, o quarto. O Rubro-Negro lidera em Curitiba e também na Região Metropolitana. A diretoria do Coritiba contestou os números da pesquisa.

No entanto, a pesquisa foi elogiada por comentaristas de outros estados e paranaenses. “Por várias vezes, institutos de pesquisa aferiram o tamanho de torcidas. Mas havia um problema: com o tamanho tradicional das amostras, a margem de erro, da ordem de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, transformava o resultado num emaranhado de empates. Para ter uma margem menos, era preciso 100 mil, 1 milhão de entrevistas. E a resposta sempre foi ’impraticável’. Pois uma empresa do Paraná ouviu 101.981 pessoas entre os meses de fevereiro e novembro, para saber o tamanho das torcidas no Estado”, escreveu o jornalista Marcelo Damato, em seu blog no Lance!

“Apesar de pesquisas como a realizada pela Datafolha atestarem esse fato, faltava um estudo mais conclusivo e com base maior, falha que parece ter sido sanada com a pesquisa divulgada nesse final de semana pelo Instituto Paraná Pesquisas. Com sede em Curitiba e com histórico em pesquisas mercadológicas e políticas, o Instituto entrevistou executou um trabalho de fôlego”, elogiou Emerson Gonçalves, do blog Olhar Crônico Esportivo.

“A maior pesquisa realizada no futebol paranaense para identificar a tendência do torcedor decifrou a equivocada estratégia dos nossos clubes. Os números são irrefutáveis e cristalinos, que apenas confirmam as suspeitas de que há grande caminho a ser percorrido por Atlético, Coritiba e Paraná na tentativa de conquistar prestígio em um estado cujo futebol ainda não está integrado”, comentou Carneiro Neto em sua coluna na Gazeta do Povo.

“De fevereiro a novembro deste ano, 101.981 pessoas foram entrevistadas em 68 cidades do estado. Não lembro de nenhuma pesquisa tão abrangente sobre torcidas feita no Brasil”, observou o jornalista Jones Rossi, no blog De Primeira.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…