3 jan 2009 - 13h28

Furacão de olho na Copa São Paulo

Neste sábado, dia 03 de janeiro, começa a 40ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, mais importante torneio da categoria disputado no país. Este ano, o campeonato conta com a participação de 88 clubes, divididos em 22 grupos. Sob o comando do técnico Marquinhos Santos, o Atlético Paranaense está no Grupo H da Copa SP, com sede na cidade de Jacareí, disputando a primeira fase junto com Jacareí (SP), Paulista (SP) e Porto (PE). A estreia do Furacão será no domingo (dia 04 de janeiro), às 16 horas, contra o Porto (PE), no estádio Stravos Papadopoulos.

Pelo regulamento do campeonato, na primeira fase os times jogam entre si, dentro do grupo, em turno único, classificando-se para a segunda fase o campeão de cada grupo e mais os 10 melhores colocados por índice técnico, independente do grupo que pertençam.

A Copa São Paulo de Futebol Junior começou a ser disputada em 1969 e se consolidou como o principal torneio da categoria no futebol brasileiro. A competição sempre é realizada no início do ano com a final sendo realizada no dia 25 de janeiro, coincidindo com o aniversário da cidade de São Paulo. As duas primeiras edições foram realizadas apenas por clubes paulistas e a partir de 1971 a competição ganhou caráter nacional, com a presença de equipes de todo o país.

Em 40 edições da Copa São Paulo nunca um clube paranaense foi campeão. A melhor participação do Atlético na Copinha foi em 2007, quando chegou às semifinais sendo eliminado pelo São Paulo, terminando a disputa na quarta colocação.

Do grupo semifinalista de 2007, o Atlético ainda leva algumas peças para a disputa deste ano, como o zagueiro Marcão e o lateral-direita Raul, que vai à sua terceira Copa São Paulo. “Já vivi essa experiência e sei o que vamos passar. Sei que é bem difícil. Este ano temos um grupo forte e bem entrosado. Acredito que temos chances de ir longe e queremos brigar pelo título sem dúvidas”, garantiu Raul.

Além deles, o Furacão leva à Copinha também um finalista da edição do ano passado: o lateral-esquerda Denis, que chegou à final de 2008 pelo Rio Branco de Americana (derrotado na final para o Figueirense). "Acho que por eu ter chegado em uma final da Copa São Paulo posso dizer o quanto é difícil. Mas eu vou procurar passar aos meus companheiros a experiência que eu ganhei com o torneio", disse o jogador, de 18 anos.

Experiência do Brasileiro Sub-20

O regulamento da Copa São Paulo limitou a inscrição de atletas que completaram 18 anos até o final de 2008. Ou seja, parte do grupo atleticano eliminado na primeira fase da Copa do Brasil Sub-20 não estará presente na competição. A composição de um grupo mais jovem é vista com empolgação pelos atletas. “Nosso time está muito bem e mostramos isso no último jogo do Brasileiro, que vencemos o Sport por 2 a 0 apenas com atletas com idade para jogar a Copa. Esperamos fazer um bom torneio e ir o mais longe possível dentro da competição”, disse o volante Fransergio. “O Brasileiro é um campeonato mais selecionado, com as principais equipes, e quando acordamos no torneio já estávamos eliminados. Em São Paulo também é difícil, então não podemos dar bobeira no início e temos que vencer para ganhar confiança", concluiu o volante Daniel.

No comando do time de Juniores do Atlético há um mês, depois de se destacar no Juvenil, o técnico Marquinho Santos fará o seu segundo torneio comandando a equipe de Juniores e vê na Copinha a sua grande oportunidade. “Esperamos fazer um excelente trabalho. Aprendemos com os erros do Brasileiro e vamos procurar fazer com que os atletas evoluam e tenham uma melhor performance e um melhor resultado dentro da competição, que é importante para a formação deles”, disse.

Confira a tabela de jogos do Furacão na primeira fase da Copinha:

04/01 – 16 horas – Atlético x Porto (PE) – Estádio Stravos Papadopoulos
07/01 – 16 horas – Paulista x Atlético – Estádio Stravos Papadopoulos
11/01 – 16 horas – Jacareí x Atlético – Estádio Stravos Papadopoulos

Confira a lista dos 30 jogadores do Atlético inscritos para a 40ª Copa São Paulo de Futebol Junior:

Goleiros:
Leonardo Pinheiro – 17 anos
Luciano – 17 anos
Rafael Roballo – 18 anos
Santos – 18 anos

Zagueiros:
Carlão – 18 anos
Diego Petri – 17 anos
Leonardo Nunes – 17 anos
Manoel – 18 anos
Marcão – 18 anos

Laterais:
Gustavo Buso – 17 anos
Raul – 18 anos
Bruno Costa – 18 anos
Denis – 18 anos
Heracles – 16 anos

Meias:
Bruno Testa – 18 anos
Daniel – 18 anos
Fransergio – 18 anos
Guilherme – 16 anos
Jair – 16 anos
Douglas Catita – 18 anos
Fabinho- 18 anos
Lucas Sotero – 17 anos
Willian – 18 anos

Atacantes:
André – 17 anos
Eduardo Salles – 18 anos
Fagner – 18 anos
Harrison – 16 anos
Jânio – 17 anos
Marcelo – 16 anos
Patrick – 18 anos



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…