3 jan 2009 - 13h28

Furacão de olho na Copa São Paulo

Neste sábado, dia 03 de janeiro, começa a 40ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, mais importante torneio da categoria disputado no país. Este ano, o campeonato conta com a participação de 88 clubes, divididos em 22 grupos. Sob o comando do técnico Marquinhos Santos, o Atlético Paranaense está no Grupo H da Copa SP, com sede na cidade de Jacareí, disputando a primeira fase junto com Jacareí (SP), Paulista (SP) e Porto (PE). A estreia do Furacão será no domingo (dia 04 de janeiro), às 16 horas, contra o Porto (PE), no estádio Stravos Papadopoulos.

Pelo regulamento do campeonato, na primeira fase os times jogam entre si, dentro do grupo, em turno único, classificando-se para a segunda fase o campeão de cada grupo e mais os 10 melhores colocados por índice técnico, independente do grupo que pertençam.

A Copa São Paulo de Futebol Junior começou a ser disputada em 1969 e se consolidou como o principal torneio da categoria no futebol brasileiro. A competição sempre é realizada no início do ano com a final sendo realizada no dia 25 de janeiro, coincidindo com o aniversário da cidade de São Paulo. As duas primeiras edições foram realizadas apenas por clubes paulistas e a partir de 1971 a competição ganhou caráter nacional, com a presença de equipes de todo o país.

Em 40 edições da Copa São Paulo nunca um clube paranaense foi campeão. A melhor participação do Atlético na Copinha foi em 2007, quando chegou às semifinais sendo eliminado pelo São Paulo, terminando a disputa na quarta colocação.

Do grupo semifinalista de 2007, o Atlético ainda leva algumas peças para a disputa deste ano, como o zagueiro Marcão e o lateral-direita Raul, que vai à sua terceira Copa São Paulo. “Já vivi essa experiência e sei o que vamos passar. Sei que é bem difícil. Este ano temos um grupo forte e bem entrosado. Acredito que temos chances de ir longe e queremos brigar pelo título sem dúvidas”, garantiu Raul.

Além deles, o Furacão leva à Copinha também um finalista da edição do ano passado: o lateral-esquerda Denis, que chegou à final de 2008 pelo Rio Branco de Americana (derrotado na final para o Figueirense). "Acho que por eu ter chegado em uma final da Copa São Paulo posso dizer o quanto é difícil. Mas eu vou procurar passar aos meus companheiros a experiência que eu ganhei com o torneio", disse o jogador, de 18 anos.

Experiência do Brasileiro Sub-20

O regulamento da Copa São Paulo limitou a inscrição de atletas que completaram 18 anos até o final de 2008. Ou seja, parte do grupo atleticano eliminado na primeira fase da Copa do Brasil Sub-20 não estará presente na competição. A composição de um grupo mais jovem é vista com empolgação pelos atletas. “Nosso time está muito bem e mostramos isso no último jogo do Brasileiro, que vencemos o Sport por 2 a 0 apenas com atletas com idade para jogar a Copa. Esperamos fazer um bom torneio e ir o mais longe possível dentro da competição”, disse o volante Fransergio. “O Brasileiro é um campeonato mais selecionado, com as principais equipes, e quando acordamos no torneio já estávamos eliminados. Em São Paulo também é difícil, então não podemos dar bobeira no início e temos que vencer para ganhar confiança", concluiu o volante Daniel.

No comando do time de Juniores do Atlético há um mês, depois de se destacar no Juvenil, o técnico Marquinho Santos fará o seu segundo torneio comandando a equipe de Juniores e vê na Copinha a sua grande oportunidade. “Esperamos fazer um excelente trabalho. Aprendemos com os erros do Brasileiro e vamos procurar fazer com que os atletas evoluam e tenham uma melhor performance e um melhor resultado dentro da competição, que é importante para a formação deles”, disse.

Confira a tabela de jogos do Furacão na primeira fase da Copinha:

04/01 – 16 horas – Atlético x Porto (PE) – Estádio Stravos Papadopoulos
07/01 – 16 horas – Paulista x Atlético – Estádio Stravos Papadopoulos
11/01 – 16 horas – Jacareí x Atlético – Estádio Stravos Papadopoulos

Confira a lista dos 30 jogadores do Atlético inscritos para a 40ª Copa São Paulo de Futebol Junior:

Goleiros:
Leonardo Pinheiro – 17 anos
Luciano – 17 anos
Rafael Roballo – 18 anos
Santos – 18 anos

Zagueiros:
Carlão – 18 anos
Diego Petri – 17 anos
Leonardo Nunes – 17 anos
Manoel – 18 anos
Marcão – 18 anos

Laterais:
Gustavo Buso – 17 anos
Raul – 18 anos
Bruno Costa – 18 anos
Denis – 18 anos
Heracles – 16 anos

Meias:
Bruno Testa – 18 anos
Daniel – 18 anos
Fransergio – 18 anos
Guilherme – 16 anos
Jair – 16 anos
Douglas Catita – 18 anos
Fabinho- 18 anos
Lucas Sotero – 17 anos
Willian – 18 anos

Atacantes:
André – 17 anos
Eduardo Salles – 18 anos
Fagner – 18 anos
Harrison – 16 anos
Jânio – 17 anos
Marcelo – 16 anos
Patrick – 18 anos



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…