O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
7 jan 2009 - 13h02

Limatador da Baixada!

Se passaram quatro anos. Me lembro que nem se fosse hoje, no início do ano de 2005, o Atlético anunciava a contratação do jogador Lima. Eu não conhecia o mesmo, nem sabia que esteve no Coritiba dois anos antes. O primeiro comentário que assisti foi do grande Barcímio Sicupira e me lembro muito bem de suas palavras:”Eu não gosto do futebol do Lima, Bonamigo (treinador dos ervilhas em 2003), diz que o Lima desequilibra jogo!

Pois bem, desta maneira aguardei o transcorrer das partidas e o primeiro jogo que vi o Lima jogar foi no telão da frente da Arena, Independiente de Medellín 2 x 2 CAP pela Copa Libertadores de 2005 e o que vi: um desastre de jogador!, não conseguia matar uma bola direito, tropeçava na mesma, perdia para os defensores, embora tenha feito taticamente realmente uma boa partida, pois segurava principalmente o ala direito do Independiente e a zaga do time colombiano com maestria, dada sua ótima estatura, mas tecnicamente foi de doer, pensava comigo pra que trazer um jogador tão ruim como este. Foi só a primeira impressão. No jogo contra o Londrina pelo Paranaense ele começou a mostrar um pouco mais de domínio de bola e taticamente muito bem de novo. Foram passando os jogos os torneios e no jogo da volta contra o Chivas no México vi que tínhamos um craque, sim um craque, não tinha me dado conta até aquele momento do grande jogador que estava no Furacão, aí parei e voltei o filme na minha cabeça. Contra o Coritiba na final do paranaense ele entrou e mudou o jogo, deu o passe pro Denis Marques fazer o gol da vitória, deu mais objetividade, mobilidade e velocidade ao time, três dias antes contra o América de Cali, fez o gol salvador de desempate quando o empate de 1 x 1 era inevitável aos 45 do 2.º tempo e que nos ajudou na classificação para a 2.ª fase, e por ai vai.

Após a Libertadores, no Campeonato Brasileiro foi um passeio de Lima, gols importantes, jogadas rápidas e fulminantes, não tinha pra ninguém, Coritiba, Fluminense, Palmeiras, Brasiliense, Vasco e outros têm péssimas recordações de Lima na Arena e em outros gramados.

Recordo-me do jogo contra o Fluminense no returno do Brasileirão em Volta Redonda, Meu Deus! Tomamos 4 x 1 do Tricolor das Laranjeiras, mas só quem assistiu ao jogo pode entender o quanto foi injusto o resultado pelo que jogamos naquele jogo, Lima acabou com o Fluminense, juntamente com Aloísio e Evandro, perdemos uns 29 gols feitos, oportunidade em que a máxima do futebol novamente transpareceu: quem não faz toma e tomamos quatro.

A partir de 2006 viajou por muitos times, sem sucesso algum, mas eu acredito no Lima e corroborando as palavras de Paulo Afonso Bonamigo: “Lima desequilibra jogo”, e foi uma excelente contratação pro Atlético e pra ele mesmo, pois pode ter certeza que ele voltará a brilhar e nos fazer feliz como em 2005, ele vai tropeçar na bola de vez em quando, mas enganará o marcador, vai correr parecendo que está se arrastando e chegar na frente do defensor adversário, vai parecer estar sonolento e num toque definir uma jogada e o mais importante fará muitos gols e assistências certeiras e claro limar a bola, deixá-la redondinha, redondinha.

Ainda, Lima é daquele seleto grupo de jogadores e treinadores que para outros times são simples e normais, mas que quando vestem a camisa rubro-negra e só com ela se tornam excelentes e insuperáveis, como Adriano Gabiru, Clayton, Geninho, Evaristo de Macedo.

Por fim, todos devem lembrar que em 2006, quando defendia o Botafogo do Rio, jogo em que tomamos de 5 a 0 na Arena, ele fez gol e não comemorou, ficou quieto em respeito ao grande carinho que tem pela Camisa e pelo que é o Clube Atlético Paranaense.

Saudações Rubro-Negras!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…