O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
15 jan 2009 - 17h37

Cartolas, colunistas, cornetas, sócios, inimigos…

Não lembro da fonte, mas já li em algum lugar que a origem do futebol foram as guerras. Após sangrentas lutas entre povos inimigos, os vencedores tomavam a cabeça do líder vencido e a chutavam de um lado para outro, festivamente. Das guerras, o futebol herdou os sentimentos de nação, de amor aos que erguem a mesma bandeira e de ódio aos oponentes. Também herdou as táticas, o gosto pelo perigo, pelas incertezas e pelas surpresas. Os hinos, os gritos, as bandeiras, o medo da morte iminente, a esperança de uma nova vida e a busca permanente da superação são resquícios de nossos tempos de guerreiros ainda impregnados em nossas almas. Guerreiros ainda somos. E, no futebol, simbolicamente, damos vida ao nosso lado belicoso. A magia vivida durante uma partida de futebol ajuda-nos, de certa forma, a aprender a lidar com alguns ‘demônios’ que nos habitam, envidando-os e dominando-os, sem provocar sangrias desatinadas. E durante esse jogo entre realidade e simbologia, encontramos outros como nós, com quem, na comunhão, nos humanizamos. O futebol, diferentemente da barbárie das guerras, é meio de humanização. Quisesse Deus que pudéssemos promover uma partida de futebol entre judeus e palestinos; quisesse Deus fossem esses povos amantes do futebol… E, todos bem o sabemos, quem fomenta e fortalece a cultura do futebol são os torcedores, os cartolas, os cronistas… O colunista e amigo Ricardo Barrionuevo a quem mando um abraço e peço desculpas publicamente por tê-lo ofendido com um comentário infeliz dias atrás neste mesmo espaço…



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…