Geninho optou por um esquema mais ofensivo
O Atlético inovou em seu sistema de jogo na estreia no Campeonato Paranaense 2009. Apesar de manter a formação 3-5-2, que vinha usando desde o ano passado, o técnico Geninho colocou em campo neste domingo, contra o Rio Branco, um time mais ofensivo, com apenas um volante de ofício no meio-de-campo Valencia. Os demais meias no time atleticano tinham características mais ofensivas, casos de Júlio dos Santos e Ferreira, que compunham o meio com os laterais Alberto e Netinho.
Ano passado, apesar de jogar no 3-5-2, o Atlético tinha um comportamento mais defensivo, com dois volantes atuando: Valencia e Alan Bahia. Com a saída de Alan, negociado com o futebol japonês, abriu-se a possibilidade de um jogador com características mais ofensivas atuar na função de segundo volante.
Para o jogo da próxima quinta-feira, contra o Foz do Iguaçu, na Arena da Baixada, Geninho disse que estuda a possibilidade de manter a mesma formação, com apenas um volante no time. Existe a possibilidade da repetição da mesma equipe. Amanhã vou começar a pensar no próximo adversário. O time tem que se habituar a jogar com um só volante. Você tem que ter opções no jogo. O ataque tem que marcar mais, os meias têm que compor. O futebol é de muita movimentação e um se obriga a ir cobrir a posição do outro, disse.