28 jan 2009 - 13h53

Chega de saudade!

Angústia, impaciência, nervosismo. Característica do ser humano, a ansiedade tem por sintomas algumas sensações como vazio no estômago, coração batendo rápido, aperto no tórax e transpiração. No caso dos torcedores do Atlético, uma imensa vontade em estar na Arena da Baixada, acompanhando a estreia rubro-negra na primeira partida da equipe em casa.

Pelo que se viu na primeira partida, diante do Rio Branco, as expectativas são boas, principalmente no ataque, que apresentou problemas em 2008 com a escassez de gols. Na primeira vitória da temporada, o técnico Geninho inovou em seu sistema de jogo escalando um time mais ofensivo, com apenas um volante no meio-de-campo e com os meias compondo bem as laterais.

E a expectativa é grande da torcida atleticana para esta quinta-feira, onde a equipe enfrenta o Foz do Iguaçu, às 19h30, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense. Longe da Baixada por quase 50 dias, os torcedores poderão rever o grupo que permaneceu na primeira divisão do futebol brasileiro e conquistou vaga para a Sul-Americana deste ano. Mais que isso, esperam ver uma equipe comprometida em conquistar o título estadual, que não é comemorado pelo Atlético desde 2005.

Até mesmo quem marcou presença em Paranaguá, na primeira partida do Furacão na temporada, não vê a hora de pisar na Baixada. "Já está na hora de voltar à Arena, a ansiedade é grande para voltar a nossa casa e estrear com a expectativa de um ano diferente do que passou. Matar a saudade, reencontrar os amigos e ver o Furacão, isso é sempre muito bom. Nem mesmo ir a Paranaguá diminuiu a vontade de reencontrar o Rubro-Negro na Baixada. Ficar mais de um mês sem futebol é muita coisa", opina a atleticana Anne Louise Borges, 22 anos.

"Assistir aos jogos do Furacão é sempre emocionante, ainda mais dentro do Caldeirão, onde a torcida não para um minuto. Também fui a Paranaguá e a torcida deu show, mas na Arena é espetacular. Esse ano promete", conta o torcedor Helder Klaar, 24 anos. O empresário atleticano, que não perde um jogo do Furacão, também está bastante ansioso para rever a equipe amanhã. "Ansioso todo atleticano fica e eu estou desde o primeiro dia do ano para ver o Atlético na Arena. Sem contar que esse ano é o centenário dos coxas, vamos massacrá-los”, comenta o torcedor, já pensando no Atletiba do dia 1º de Fevereiro, no Couto Pereira.

A expectativa também é grande para o administrador Raphael Prugner, 27 anos, que também espera rever os amigos e toda a massa atleticana. "Nós, atleticanos, já estávamos nos aquecendo para um grande início, seja com a qualidade que vimos com nossos juniores ou com o resultado em Paranaguá. Amanhã iremos celebrar o começo da temporada. O melhor será reencontrar amigos e toda a massa atleticana reunida para apoiarmos o nosso Furacão", comenta o torcedor.

A torcida, que sempre acompanha o Furacão em todos os momentos, promete uma grande festa do pontapé inicial das partidas do time na Baixada. Assim como carregou a equipe nas últimas rodadas do Brasileirão, escapando do fantasma do rebaixamento, os torcedores esperam uma grande temporada em 2009. Unidos, torcida e time prometem muitas alegrias neste ano que já começou.

Time

Depois de vencer o Rio Branco por 3 a 0, Geninho estuda a possibilidade de manter a mesma formação, com apenas um volante no time. “Existe a possibilidade da repetição da mesma equipe. O time tem que se habituar a jogar com um só volante. Você tem que ter opções no jogo. O ataque tem que marcar mais, os meias têm que compor. O futebol é de muita movimentação e um se obriga a ir cobrir a posição do outro", disse o treinador em entrevista coletiva após a vitória no Gigante do Itiberê.

O certo é que o treinador poderá contar com Rhodolfo, que havia saído de campo machucado na partida em Paranaguá, já em condições normais para atuar no jogo de amanhã. O jovem Douglas Maia deve ocupar a lateral-direita, após vencer disputa com Zé Antônio, que ainda está regularizando seu contrato com o Atlético.

Ano passado, o Atlético venceu o Engenheiro Beltrão por 1 a 0 na estreia em casa pelo Campeonato Paranaense e pouco mais de seis mil torcedores assistiram ao jogo na Baixada. O único gol da partida foi assinalado por Antonio Carlos, após cobrança de falta. Aliás, daquela equipe, além do zagueiro, estarão em campo amanhã o meia Netinho, o volante Valencia e o colombiano Ferreira.

Novidades na Arena

Desde a última partida contra o Flamengo, a última do Campeonato Brasileiro do ano passado, no dia 7 de dezembro, a Arena da Baixada passou por uma série de melhorias estruturais que poderão ser conferidas pelos torcedores na partida de amanhã. Segundo informações do site oficial, algumas delas foram determinadas pelo Corpo de Bombeiros para assegurar a segurança dos torcedores. Outras medidas foram feitas pelo próprio clube para melhorar a experiência de jogos no estádio.

Além da tradicional troca do gramado próxima à reta do setor Getúlio Vargas, realizada ao final de cada ano, o gramado ganhou novo plantio na região dos gols. Nos camarotes inferiores, o piso foi elevado para que os ocupantes tenham uma visão perfeita da partida. Já nos superiores, foi instalada uma estrutura com cabos de aço para aumentar a segurança nas cabines.

Ainda segundo o site oficial, a principal mudança ocorreu no setor VIP, onde foi colocada uma proteção de vidro duplo, que irá evitar que objetos caiam nas cadeiras abaixo.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…