10 fev 2009 - 14h50

Depois de quatro anos, Edilson Thiele volta ao Atlético

O médico Edilson Schwansee Thiele está de volta ao Clube Atlético Paranaense. Segundo nota publicada no site oficial, ele reassumirá a coordenação do departamento médico do Rubro-Negro a partir desta semana.

Thiele, que completará 49 anos nesta quarta-feira, é um fanático torcedor do Atlético. Ele integrou o Conselho Administrativo do Atlético e chefiou o departamento médico do clube por 16 anos, estando à beira do gramado em centenas de jogos do Furacão. Neste período, foi responsável pela operação de dezenas de jogadores atleticanos, tais como Kleberson, Kelly, Tuta, Reginaldo, Nem, Kita, Cocito, Andrei, Rogério Corrêa, Gustavo, Warley, Adriano Gabiru e Manguinha, entre outros.

Em janeiro de 2005, Thiele se desligou em função alegando interferência indevida de "dirigentes e empresários de jogadores" (clique aqui para ler a carta veiculada na ocasião). O caso mais notório foi a operação do atacante Dagoberto por um médico norte-americano. Nesse período, o médico continuou a frequentar os jogos do Atlético na Arena da Baixada.

Com a saída de Edilson Thiele, o departamento médico do clube ficou sob a responsabilidade de Paulo Roberto Brofman. Em agosto do ano passado, o Dr. Brofman solicitou seu desligamento em razão de divergências com a direção do clube. Desde então, o cargo de responsável pelo departamento médico estava vago.

Experiência

Edilson Thiele retorna ao Atlético e traz consigo larga experiência em medicina esportiva. Ele foi um dos pioneiros da área no estado. Além de ter obtido reconhecimento por parte de jogadores e outros profissionais, Thiele também apresentou trabalhos em congressos médicos, proferiu conferências no Brasil e no exterior e liderou a formação de um grupo de médicos especializados no tratamento de atletas.

Além do Atlético, Thiele também prestou serviços ao time de vôlei Rexona e à seleção brasileira de voleibol feminino. Ele é mestre e doutor em medicina e cirurgia do joelho e conselheiro do Comitê de Traumatologia Desportiva da Sociedade Brasileira de Traumatologia Esportiva, ao lado de médicos como José Luiz Runco e Rodrigo Lasmar (Seleção Brasileira). Desde 1989, é proprietário da Clínica do Joelho.

Auto-gestão

Em sua volta ao Atlético, o grande objetivo de Edilson Thiele é tornar o departamento médico auto sustentável. Ele não receberá remuneração pelo trabalho e espera conseguir parceiros para que o clube não tenha aumento de despesas. Segundo Thiele, este projeto será inovador no futebol brasileiro.

"Vamos organizar com o objetivo de prevenção e de minimizar as lesões que tivemos o ano passado. Temos um departamento médico de alto padrão e vamos transforma-lo em um Centro de Excelência na Recuperação do Atleta Profissional de futebol", comentou ele em entrevista ao site oficial.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…