24 fev 2009 - 12h08

See you, Ferreira

O meia colombiano David Ferreira terá de começar a praticar o inglês. A partir da próxima quinta-feira, ele será jogador do FC Dallas, uma das equipes que disputam a Major Soccer League. O empréstimo de um ano foi acertado na noite desta segunda-feira de Carnaval. No domingo, os boatos começaram a correr na sala de imprensa da Arena da Baixada. Ferreira disse que não sabia das negociações, mas não foi muito convincente. Geninho argumentou que era sempre o último a saber das transações, mas não se mostrou surpreso com a pergunta. Era sinal de que a proposta já havia sido feita.

O contrato de empréstimo de Ferreira será até o final deste ano, com cláusula de prorrogação por mais uma temporada. Os valores ainda não foram divulgados pelo Atlético, mas O Estado do Paraná veiculou que o negócio renderia US$ 750 mil aos cofres rubro-negros. Ele é o terceiro jogador que o Atlético empresta ao FC Dallas. Antes, já foram cedidos o atacante Ricardinho (hoje no ABC) e o meia André Rocha, um dos destaques da equipe texana. Como a delegação do Dallas chegará ao CT do Caju na quinta-feira para a pré-temporada, Ferreira não terá dificuldades na adaptação. Para não causar desconforto, o jogador não participará dos dois amistosos envolvendo os clubes parceiros.

Em entrevista ao site oficial, o colombiano reconheceu que o seu rendimento nos últimos jogos pesou na decisão de aceitar a proposta. "O meu momento no Atlético não era muito bom. Então me abriram uma porta e tenho que aproveitar", comentou.

Ferreira está no Atlético desde 2005. Sua contratação foi recomendada pelo então consultor técnico Borba Filho, que passou a primeira fase da Libertadores da América daquele ano acompanhando jogos dos adversários do Atlético na competição. As boas atuações de Ferreira com a camisa do América de Cáli despertaram a atenção de Borba. O negócio foi concretizado em junho, com o jogador vindo por empréstimo de seis meses ao Furacão, com opção de compra (em novembro de 2005, o clube adquiriu em definitivo os direitos federativos do jogador).

No dia 13 de junho de 2005, David Ferreira foi oficialmente apresentado como reforço do time do Atlético, que vinha numa brilhante participação na Copa Libertadores da América (chegando ao vice-campeonato da competição internacional), mas com atuações decepcionantes no Campeonato Brasileiro. Seu primeiro jogo no Furacão foi no dia 3 de julho de 2005, na derrota por 2 a 1 para o Brasiliense, no Distrito Federal. Apesar da derrota, o cartão de apresentação do jogador apareceu em grande estilo na estreia: ele participou decisivamente da partida, dando um excelente toque para Rodrigo fazer o gol de honra atleticano na partida.

Era o início de uma história repleta de jogadas geniais, gols, passes perfeitos, raça e muito reconhecimento por parte da torcida atleticana, que não se cansou de repetir o famoso refrão: “era, era o Ferreira é da caveira”, num claro reconhecimento ao espírito de raça que o jogador sempre demonstrou em campo. No final de 2005, todo o brilhante futebol apresentado por Ferreira foi reconhecido pelo torcedor atleticano. Mesmo ele não tendo participado da campanha vice-campeã da América, o jogador foi eleito o melhor jogador do ano em enquete promovida pela Furacao.com. Não demorou para que ele se tornasse um dos maiores ídolos da torcida atleticana.

Em fevereiro do ano passado, Ferreira foi emprestado ao Al-Shabab Al Arabi Club, dos Emirados Árabes Unidos. Permaneceu por três meses sob o comando do técnico brasileiro Toninho Cerezo, mas o clube emirático não exerceu a opção de aquisição definitiva de seus direitos e o colombiano voltou ao Atlético 135 dias depois. Na ocasiação, as perdas de Ferreira e Claiton (negociado com o Consadole Sapporo) foram apontadas como um dos principais fatores para a perda do título estadual.

Porém, de volta ao Atlético, Ferreira não rendeu tanto quanto nos anos anteriores. Teve atuações apagadas, marcou somente três gols e chegou a ser contestado por parte da torcida, o que até então era inimaginável. Como resultado, recebeu apenas 0,7% dos votos na enquete de melhor jogador do Atlético em 2008, uma queda considerável em relação ao seu desempenho na primeira temporada no clube.

Mesmo assim, vinha sendo titular indiscutível da equipe dirigida por Geninho. Questionado por repórteres sobre o baixo desempenho do meia, o técnico respondeu que às vezes Ferreira não aparecia para a torcida, mas desempenhava um papel tático excepcional, cumprindo todas as determinações que lhe eram passadas. "Espero que esse ano o Atlético possa conquistar títulos. Quando voltei, essa era a minha intenção, mas infelizmente as coisas não deram certo", admitiu Ferreira, em entrevista ao site oficial do clube.

"Um profissional sabe que quando as coisas não estão dando certo haverá cobrança, até mesmo porque o Atlético é um time grande e com uma ótima estrutura. Para mim, desde que cheguei, mostrei um futebol bom e por ser um jogador experiente a cobrança é maior. Mas sempre estive tranqüilo e trabalhei da melhor forma para ajudar o Atlético. Infelizmente nestes últimos meses as coisas não saíram bem. Mas o mais importante é que nunca deixei de trabalhar. Continuei me esforçando para ajudar o time e honrar a camisa do Atlético", concluiu.

Ferreira disputou mais de 150 jogos com a camisa atleticana e marcou 39 gols (9 na temporada de 2005; 13 em 2006; 12 gols na temporada de 2007; 5 gols em 2008).



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…