6 mar 2009 - 21h54

Lateral-direita: ainda uma incógnita

Na segunda etapa da série de reportagens sobre o elenco atleticano, a análise de hoje é da lateral-direita:

Desde o início da temporada 2009 o técnico Geninho encontra dificuldades em definir um lateral-direita para o time. As opções são: Alberto, que retornou ao clube depois de 10 anos, tornou-se ídolo do torcedor, mas hoje não consegue render como no passado; Zé Antônio, volante de origem, mas que vem ganhando confiança do treinador e se mantém titular na maioria das partidas; Douglas Maia, que atuou em apenas uma partida nessa temporada 2009, contra o Foz do Iguaçu, substituindo Alberto, expulso no jogo anterior; e Nei, que sofreu uma grave lesão no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2007 e voltou a treinar no começo do mês passado, mas ainda não tem condições de jogo.

Fora esses, ainda há uma opção que corre por fora. O desejo de quase todo torcedor que acompanhou o desempenho do Atlético na Copa São Paulo é de que o habilidoso lateral-direita Raul subisse para o profissional. O lateral foi muito elogiado pelas suas atuações e merece atenção do técnico Geninho.

Antes da partida contra o Toledo, o treinador atleticano comentou sobre a disputa entre os dois laterais que mais vem utilizando na temporada: “O Alberto divide e tem uma participação muito grande, mas ele está pecando no cruzamento, com isso a jogada não é perfeita. A gente tem tranqüilidade de saber que ele joga mais, principalmente na parte ofensiva, mas jogador tem fase de que não acerta o pé. O Zé (Antônio) demonstra que é um jogador inteligente. Ele quer estar no grupo e quem sabe estar entre os 11. Fez bons cruzamentos e é uma opção a mais que você tem”.

Alberto: contestado pela torcida [foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]


Zé Antônio vem se destacando principalmente por ter um bom chute de fora a área e já marcou um gol assim na partida contra o Paraná Clube. O segundo gol do lateral veio de uma cobrança de falta, no empate contra o Nacional.

Alberto é sinônimo de experiência no Atlético, defendeu o clube em 95, 96, 98 e 99 e depois foi para a Itália. Sua principal característica é o cruzamento. Infelizmente, o jogador não vem respondendo às expectativas e tem ficado no banco de reservas nas últimas partidas.

Os dois apóiam bastante o ataque e podem ser considerados alas modernos, pois antigamente a função do lateral era de apenas marcar, dificilmente passavam do meio de campo.

Confira abaixo as opiniões dos torcedores, retiradas da comunidade oficial do Atlético do Orkut referente aos laterais do Furacão:

“Precisamos de um ala ou meia no lado direito, ele está velho e já passou do tempo que ele corria e cruzava como nos velhos tempos. Eu morei na Itália e o acompanhava, ele era reserva por lá. Para mim é o setor mais carente nosso, o Alberto não chega em nenhuma jogada. Para quem viu o Raul no júnior faz muito bem esse setor e deveria ter oportunidade, ou mesmo espera a recuperação do Nei.” – Wagner

“Acho que o jeito vai ser por o Raul. O Alberto é um ótimo reserva, mas já não é mais o mesmo. Nei faz mais firula do que joga bola, e nunca gostei do futebol dele, que aliás nunca fez nada de extraordinário para ser reconhecido desse jeito pela torcida.” – Leandro

“O Alberto é o melhor cruzador que o Atlético tem, basta um pouco de ritmo de jogo. Ele já não é mais um garoto, mas com um pouco mais de jogos ele vai ser fundamental nesse time.” – Maurinho

“O Alberto já é quase um ex-atleta, faz 6 a 8 meses que está no furacão e não consegue jogar um jogo inteiro. Ao contrário do Zé Antonio que evoluí jogo após jogo e ganha confiança e passa confiança ao técnico e a torcida. E quando o Nei voltar aos treinos também vai ser bom, pois vai ser uma sombra para o Zé Antonio, sem deixar cair o nível.” – Martin

Alberto Valentim do Carmo Neto
Oliveira (MG), 22/03/1975
Contrato até 31/12/2009

Temporada 2009:
Jogos: 7
Gols: 0

José Antônio Pereira
Monte Azul Paulista (SP), 19/03/1984
Contrato até 01/07/2010

Temporada 2009
Jogos: 7
Gols: 2



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…