17 mar 2009 - 9h32

STJD deve julgar recurso do Atlético no dia 26

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva não irá convocar uma sessão extraordinária para julgar o descumprimento do regulamento do Campeonato Paranaense na tabela da segunda fase divulgada pela Federação Paranaense de Futebol. Segundo informação da rádio CBN Curitiba, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, disse que o caso deve ser julgado no dia 26 de março (coincidentemente, dia seguinte à última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense).

O tribunal optou por não convocar uma sessão extraordinária para avaliar o caso, usando como justificativa o fato de que o próprio Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) não demonstrou pressa e demorou cerca de 15 dias para enviar o recurso interposto pelo Atlético ao STJD.

O Atlético recorre da decisão proferida pelo TJD-PR no tocante ao cumprimento do artigo 9º do regulamento do Campeonato Paranaense, que afirma:

Art. 9º – Na segunda fase do CAMPEONATO, as 8 (oito) EPD classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da EPD que teve melhor classificação geral na fase anterior do CAMPEONATO.
Parágrafo único – Todas as EPD iniciam a segunda fase com pontos zerados, excetuando-se a EPD melhor classificada na primeira fase, que inicia a segunda fase com 2 (dois) pontos, e a segunda EPD melhor classificada na primeira fase, que inicia a segunda fase com 1 (um) ponto.

No entanto, descumprindo o que diz o regulamento da competição, a Federação Paranaense de Futebol divulgou a tabela da segunda fase do campeonato prevendo apenas quatro mandos de campo ao time melhor classificado na primeira fase e desrespeitando vantagens de ordem técnica aos melhores classificados.

Entenda a polêmica

A polêmica quanto à segunda fase do Campeonato Paranaense 2009 iniciou-se há cerca de um mês, quando a Federação Paranaense de Futebol divulgou a tabela da fase decisiva da competição. A tabela não cumpre o que determina o artigo 9º do regulamento do torneio, que delibera: “Na segunda fase do CAMPEONATO, as 8 (oito) EPD classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da EPD que teve melhor classificação geral na fase anterior do CAMPEONATO.”

Ou seja, pelo regulamento da competição, o primeiro colocado da fase de classificação joga as sete partidas da segunda fase em seu campo; o segundo colocado joga seis jogos com mando de campo (exceção ao jogo contra o primeiro colocado) e assim por diante.

Na tabela da segunda fase do Paranaense, a FPF descumpriu esse artigo e elaborou uma tabela que prevê quatro mandos de campo do primeiro ao quarto colocado na fase de classificação e três mandos do quinto ao oitavo colocado.

Diante disso, o Atlético tomou duas medidas. A primeira delas, manifestou-se publicamente ser contrário à tabela da segunda fase, que privilegia o segundo colocado na primeira fase, ao invés do primeiro colocado. O clube também procurou medidas legais para fazer valer o regulamento, entrando com ação no STJD .

Na semana passada, uma reunião que reuniu sete dos 15 clubes que disputam o Paranaense, promovida pela Futpar, tentou resolver a questão. Os clubes propuseram que os quatro primeiros também teriam quatro mandos, mas o 1º colocado jogaria em casa contra o 2º, o 3º, o 4º e 5º colocados. O 2º enfrentaria no seu estádio o 3º, o 4º, o 5º e o 6º, e assim por diante.

No entanto, a proposta foi recusada pela Federação Paranaense, que informou que só poderia fazer a modificação se a iniciativa fosse aceita por unanimidade por todos os clubes que disputam o Estadual. Com isso, a decisão será mesmo no STJD.

Cabe ressaltar que pelo que determina o Estatuto do Torcedor, o regulamento de um campeonato deve ser cumprido na íntegra e qualquer alteração é vetada, mesmo com a concordância dos clubes participantes.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…