19 mar 2009 - 11h16

Morre o atleticano Francisco Cunha Pereira Filho

Os paranaense estão de luto nesta quinta-feira. Morreu, aos 82 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, Francisco Cunha Pereira Filho, Diretor-Presidente do grupo RPC e conselheiro vitalício do Atlético. O velório será realizado no salão principal da Faculdade de Direito da UFPR, com a realização de missa às 16h, rezada pelo arcebispo Dom Pedro Fedalto. O enterro será às 18 horas no Cemitério Municipal.

Francisco nunca escondeu a sua paixão pelas cores vermelha e preta. Atleticano já dos tempos do Furacão de Caju e outros craques, comemorava nos fins de tarde de domingo as vitórias e alegrava-se com o destaque que caberia ao clube na primeira página. Mas nem tudo ocorria sempre como o desejado. No Campeonato Brasileiro de 2004, o Atlético Paranaense, campeão de 2001, deixa escapar o bicampeonato, já praticamente ganho. Ao telefone, responde laconicamente ao comentário sobre a perda do título com voz mais suave do que de costume: – Que pena.

Conselheiro do clube, amigo de muitos outros atleticanos, entre eles Anfrísio Siqueira, então presidente vitalício da Boca Maldita, a confraria famosa pelo jantar anual e sua atividade em favor de questões paranaenses, foi um dos primeiros torcedores a ter o nome inserido na Calçada da Fama da então recém-inaugurada Arena da Baixada. O dele e mais os nomes dos filhos.

Homenagens

Uma das homenagens mais recentes de Francisco Cunha Pereira Filho foi o Troféu Guerreiro do Paraná 2007. No prêmio oferecido pelo Movimento Pró-Paraná, o então Presidente do Conselho Gestor do Atlético João Augusto Fleury da Rocha fez questão de exaltar o conselheiro. "Foi uma homenagem justa a uma pessoa que tem dedicado toda sua vida para consolidar a identidade cultural do paranaense. Com este perfil, o homenageado, desde jovem filiou-se ao Atlético Paranaense, sendo um de seus mais ilustres conselheiros".

Agora em fevereiro de 2009, a Gazeta do Povo, um dos jornais impressos do Grupo RPC, foi homenageada na Arena da Baixada pelo Presidente do Conselho Deliberativo Gláucio Geara em razão dos 90 anos de fundação. "Queria parabenizar a Gazeta do Povo por esta data de aniversário. Um jornal correto e tão bem reconhecido. Nós da nação rubro-negra fazemos a entrega desta placa de homenagem em que diz: ‘O Clube Atlético Paranaense e a grande nação rubro-negra prestam esta homenagem ao jornal Gazeta do Povo, na data em que comemora seus 90 anos de jornalismo’.

A Furacao.com se solidariza com todos os familiares, amigos e colaboradores da RPC pela morte do atleticano Francisco Cunha Pereira Filho.

Com informações do site rpc.com.br e do site oficial do Atlético.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…