21 mar 2009 - 15h43

A nossa história começa aqui

Apesar de pouca gente saber, este sábado, 21 de março de 2009, é uma data histórica para o Clube Atlético Paranaense. Afinal, há exatos 85 anos foi concretizada a fundação do clube. Em 21 de março de 1924, em uma assembléia num prédio no número 416 da Rua XV de Novembro, no coração da capital paranaense, estava sendo concretizada a fusão entre Internacional e América e a fundação do Club Athletico Paranaense, conforme grafia da época. Após diversas reuniões entre sócios dos dois clubes, em negociação que durou quase um ano, em 21 de março de 1924 foi confirmada a união entre as duas agremiações.

A assembléia definiu todos os detalhes do novo clube, desde a cor do uniforme, modelo do distintivo, até a eleição da nova diretoria. Os sócios decidiram que a camisa teria listras horizontais rubro-negras e o calção branco. O distintivo seria composto pelas iniciais do novo clube: CAP, escrito em letras góticas, conforme tradição da época. Na mesma assembléia houve a eleição da diretoria: Arcésio Guimarães (representante do Internacional), foi eleito com quase a totalidade dos votos para ser o primeiro presidente da história do Atlético, com Joaquim Narciso de Azevedo (representante do América) eleito para o cargo de vice-presidente, Hugo Franco e Arnaldo de Siqueira eleitos como secretários, e Matheus Boscardin e Erasmo Mader os tesoureiros.

A fundação do novo clube movimentou o cenário de Curitiba na época. A edição do dia 22 de março de 1924 do jornal Gazeta do Povo trazia em sua página de Desportos a primeira notícia sobre o Atlético Paranaense:

“Vamos hoje dar uma nova aos nossos leitores, notícia essa muito importante para o desporto paranaense. Conforme era esperado os antigos rivais América e Internacional uniram-se ontem. A união para a junção dos dois clubes realizou-se ontem na sede do Internacional S.C., com elevado número de sócios de ambas as sociedades. Após entrarem em acordo ficou resolvido que nova sociedade tomasse a denominação de Club Athletico Paranaense, o que foi aceito por unanimidade. A Assembléia tomou diversas deliberações tais como elaboração dos estatutos, formação de teams, cores e eleição da diretoria, que ficou constituída por quatro sócios de cada club. A novel sociedade terá as cores iguais às do Flamengo do Rio. A sessão de posse será quarta-feira, às 20 horas, na sede social do Club Athletico Paranaense. À novel sociedade auguramos muitas victorias”.
Gazeta do Povo – 22 de março de 1924

Confira em resumo histórico da fundação do clube, com informações do Hot Site dos 80 anos, lançado em 2004 pelo site Furacao.com:

– 26 de março de 1923: dirigentes do América, liderados por José Gonçalves Junior, Anibal Carneiro e Heitor Valente, propuseram a união com o Internacional. Anos antes, em 1914, os americanos haviam optado em se desmembrar dos internacionalistas, pois não tinham muito espaço para jogar nas partidas do clube. Depois de uma trajetória de sucesso, o América passou a ter dificuldades, acumulando dívida com a Associação Sportiva Paranaense. Por isso, a re-união das duas forças era uma alternativa a se considerar, pelo histórico de união entre os dois clubes, além de ser uma forma de se conter, na época, a força do Britânia. No entanto, divergências na escolha das cores da camisa encerrou as negociações.

– 21 de março de 1924: Depois de quase um ano com conversas e negociações, nesta data foi realizada a assembléia para decidir os últimos detalhes para a fundação do Club Athletico Paranaense. Nesta data foi decidido os acertos finais e o novo clube estava fundado em Curitiba. Na assembléia, apenas dois sócios votaram contra a fusão: o Moysés Camargo e o Leocádio Correia Júnior. Também foram definidas as cores do novo clube, que passou a ser rubro-negro (com o branco apenas como cor auxiliar). Os sócios decidiram que a camisa teria listras horizontais rubro-negras e o calção branco. O distintivo seria composto pelas iniciais do clube: CAP. Na mesma assembléia houve a eleição da diretoria, com Arcésio Guimarães, do Internacional, sendo eleito com quase a totalidade dos votos. Joaquim Narciso de Azevedo, do América, foi eleito o vice-presidente. Hugo Franco e Arnaldo de Siqueira foram eleitos como secretários, enquanto que Matheus Boscardin e Erasmo Mader os tesoureiros, responsáveis por arrumar as contas do clube.

– 26 de março de 1924: num glamoroso jantar na então sede do Internacional, na Rua XV, às 20 horas, oficialmente foi fundado o Club Athletico Paranaense. Nesta data, definitivamente Internacional e América deixaram de existir, dando lugar ao Atlético. Os sócios da época escolheram, então, o dia 26 de março como a data oficial da fundação do clube, coincidentemente a mesma data que, um ano antes, se iniciaram as conversas para a formação do clube.

Para saber mais sobre a história da fundação do Clube Atlético Paranaense, clique aqui e confira Diário da Fundação do Atlético, elaborado pela Furacao.com.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…