23 mar 2009 - 17h18

Juíza extingue ação ajuizada por torcedor

A juíza Carmen Lucia de Azevedo e Mello, da 9ª Vara Cível de Curitiba, extinguiu nesta segunda-feira a ação ajuizada pelo torcedor Ricardo de Oliveira Campelo contra a Federação Paranaense de Futebol.

Na semana passada, Campelo, advogando em causa própria, ajuizou a ação pedindo que o regulamento do Campeonato Paranaense de Futebol de 2009 fosse cumprido. A discussão gira em torno do artigo 9º do regulamento, que trata dos mandos de campo dos jogos da segunda fase do Estadual (para entender o caso, confira as "Matérias Relacionadas" indicadas abaixo).

Segundo a Juíza, "o art. 217, § 1º da Constituição Federal (…) é expresso ao dispor: ‘O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, reguladas em lei.’ "

A decisão encerra o processo, sem julgamento do mérito. O autor da ação pode recorrer da sentença para o Tribunal de Justiça. Contudo, Campelo afirma que a estratégia é de ingressar com uma nova ação, caso o julgamento do STJD seja desfavorável ao Atlético: "o risco de a Juíza ter este entendimento era conhecido. De qualquer forma, pretendemos entrar com uma nova ação na sexta-feira, caso seja necessário. Neste caso, não haverá mais o impedimento do art. 217, § 1º, e tentaremos uma decisão de mérito".



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…