29 mar 2009 - 16h35

Atleticanos são maioria em Curitiba

“Quem manda nesta cidade sou eu!!!”. A famosa música da Torcida Organizada Os Fanáticos retrata uma verdade para a cidade de Curitiba: a maioria do povo curitibano gosta de futebol e é torcedora do Clube Atlético Paranaense. Nesta semana, um encarte especial do jornal Gazeta do Povo destacou mais uma pesquisa de opinião que comprova a supremacia atleticana na cidade. A publicação foi uma homenagem pelos 316 anos da capital paranaense, comemorados neste domingo, 29 de março.

Segundo pesquisa realizada pelo jornal em parceria com o Instituto Ethos, 65% dos curitibanos torce para algum clube de futebol. Desses, 25% são atleticanos, 17% torcem para o Coritiba e 8% para o Paraná Clube.

A pesquisa reafirma a superioridade atleticana, que já foi constatada em todas as recentes pesquisas de opinião realizadas na cidade. No fim do ano passado, a Gazeta do Povo, em parceria com o Instituto Paraná Pesquisas, fez uma avaliação semelhante, mas em todo o Paraná. O resultado mostrou que o Atlético é o clube paranaense com maior torcida e que na Grande Curitiba a torcida do Furacão é maioria. O resultado mostrou que na capital, o Furacão tem 24,6% da preferência dos curitibanos, contra 21,3% da torcida para o Coritiba, segundo colocado. O Paraná Clube vem na seqüência, com 9,8% da torcida curitibana, seguido por Corinthians (4,2%) e São Paulo (2,7%).

Na região metropolitana, a superioridade atleticana é ainda maior. Considerando apenas dos municípios da RMC (sem Curitiba), o Atlético tem 19,1% da preferência dos torcedores, com o Coritiba tendo 14,8% da torcida e o Paraná em quarto lugar, com 6% (atrás do Corinthians, que tem 6,1% da preferência). De acordo com a pesquisa, o Furacão tem a maioria da torcida em 17 das 22 cidades da Região Metropolitana de Curitiba.

Outras pesquisas

Nos últimos anos, diversas pesquisas foram encomendadas por diferentes meios de comunicação e todas comprovaram a mesma coisa: o Atlético tem a maior torcida de Curitiba.

No início de 2008, uma pesquisa do Instituto Datafolha retratou que o Rubro-Negro lidera com 22% da preferência dos curitibanos. O Coritiba tem 17% dos torcedores na capital e o Paraná, 10%. Depois, aparecem Corinthians com 5% e Palmeiras com 3%. No Paraná, a pesquisa mostrou a forte influência dos times paulistas, especialmente na região norte do estado. Mas entre os clubes paranaenses, o Atlético também é o mais querido. Dos entrevistados, 15% declararam torcer para o Corinthians e 10% para o Palmeiras. O Atlético teve 7% dos votos. O São Paulo teve 7%, Coritiba e Flamengo 6% e Santos, Grêmio e Paraná Clube tiveram 3% cada.

No final de 2006, uma pesquisa do instituto Ipsos Marplan, encomendada pelo canal Sportv, também confirmou que a torcida atleticana é a maior de Curitiba.

Outra pesquisa com grande impacto na cidade foi divulgada em outubro de 2005 pelo jornal Gazeta do Povo, em parceria com o Paraná Pesquisas. A pesquisa apresentou como resultado a seguinte divisão de torcidas em Curitiba: Atlético (26,8%), nenhum time (26,5%), Coritiba (19,6%) e Paraná (10,1%). Naquela ocasião, foram ouvidas 6.700 pessoas em Curitiba com mais de 16 anos.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…