O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
2 abr 2009 - 7h21

Seu Geninho e seus esquemas

Em toda derrocada atleticana, inúmeros reis do apocalipse surgem famintos com a sagacidade de encontrar culpados da atual e ininterrupta crise do futebol rubro-negro. Isso é normal, é da natureza do ser humano.

Escrevi um texto para a Furacao.com,, após a derrota contra o time do Cianorte, afirmando que o elenco atleticano é fraquíssimo e que seu técnico não é nada do que falam. Eu recebi alguns e-mails, na grande maioria elogiando a minha posição e outros com opiniões contrárias. Eu respeito todas elas, mas o tempo está provando qual será o futuro atleticano no ano de 2009: a segunda divisão do futebol brasileiro.

Não falo nem mais no Paranaense, pois pouco importa ganhar ou perder esse campeonato esdrúxulo. E ainda mais quando não temos condições de ganhar, pois não temos uma equipe qualificada para tal.

Falo issoupois acompanhei todos os jogos desse ano e posso afirmar com total tranqüilidade que não temos condições de enfrentar equipes um pouco mais armadas como o médio J. Malucelli. Não sei se todos lembrarão do primeiro jogo entre as duas equipes na primeira fase, quando o CAP ganhou de 3 a 1 de virada, se não me engano.

Vejam só, nós ganhamos sim. Mas saibam que nosso Atlético foi engolido taticamente durante toda a partida e só ganhamos porque jogávamos na Baixada, onde tem dias que a torcida vira jogos, como aconteceu.

Mas o que aconteceu? Nosso time regrediu, ou melhor, estagnou, ou ainda melhor, continua como sempre foi. Horrível tanto na ordem individual como coletivamente.

Em condições normais de temperatura e pressão, quem deveria ter evoluído era o time do Atlético, até porque tem muito mais dinheiro, muito mais investimento, um treinador muito mais caro e assim vai. Mas não. Quem evoluiu foi o time do Barigui. Eles foram melhores no primeiro jogo e perderam. Nesse segundo, engoliram nosso medonho time, venceram e podiam ter goleado.

O que quero dizer é que deste elenco e deste técnico, se não houver uma mudança de filosofia em abandonar o 3-5-2, a segunda divisão é algo certo. Não vai sair leite dessa pedra aí. Não adianta a salvação do time ser o Lima, ou Wallyson, ou Julio dos Santos (sei que muitos gostam dele, até eu gosto, mas sinceramente se o cara fosse bom estaria lá no Bayer agora). Não dá mais.

Do atual elenco, os únicos que realmente prestam é o Gallato, Valencia e o Rafael Moura, que pelo menos tem um pouco de hombridade. O resto pode juntar tudo e colocar no lixo. Até o técnico!

Sim, um cara que ganha 200 mil reais que, em mais de quatro meses de treino, não mudou uma vez o esquema tático, não testou nenhuma vez esse time no 4-4-2 ou no 4-5-1, ou no diabo que o carregue é demais. Insistir num 3-5-2 onde não existem alas é, como bem disse um dos colunista da Furacao.com, igual a torcida do Paraná: não existe. E ainda mais: onde a defesa joga em linha com um só armador é muita burrice ou um arcaico pensamento de futebol moderno.

Qualquer pessoa pensante no mundo futebolístico sabe disso, até um garoto de 13 anos que joga vídeo-game. Pergunte pro meu primo se o Netinho na lateral do WE é bom? Até ele sabe que o cara não tem velocidade para jogar ali.

Enfim, acho que deve haver uma mudança radical de pensamento tático para este atual elenco. Este time não ganhará de ninguém no Brasileiro jogando desse jeito. Se Geninho quer jogar no 3-5-2 deve escalar melhor a sua equipe, deixando a zaga com o Antonio Carlos como líbero, colocando Zé Antonio na lateral da direita, pois foi o menos pior que se apresentou nesta posição e Márcio Azevedo na lateral da esquerda.

O meio-campo, lugar acéfalo do time, deve ser totalmente revisto. Em minha opinião, a melhor opção para voltar a dar alegrias ao torcedor atleticano é escalar o time com Valencia e Julio dos Santos como volantes, deixando o segundo como aquele que sairá mais pro jogo. Como armador, recolocar Netinho em sua antiga posição, o meio-de-campo. E na frente, Marcinho caindo pelas laterais e ajudando o meio na armação de jogadas, e por derradeiro manter Rafael Moura como referência no ataque.

A meu ver, esta é a melhor escalação para este elenco com esse esquema, pois trará mais velocidade a equipe. Mas muitos como até eu acham essa equipe muito ofensiva, por isso mesmo acho que o 3-5-2 não é a melhor opção e sim um 4-5-1.

Nesta formação a equipe seria escalada com Gallato, Zé Antonio, Rhodolfo, Antonio Carlos e Chico, deixando os laterais mais fixos. O meio poderia ser composto com Valencia e Renan ou até mesmo os garotos da base como Fransérgio ou até mesmo o Willian – volantes estes que poderiam ir ao ataque com frequência. Como armadores, escalaria o trio Marcinho pela direita, Netinho pela esquerda e Julio pelo meio. Por fim, Rafael Moura na frente.

Esse é um esquema que pode ser variado no decorrer de cada partida, podendo ir para um 3-5-2, ou um 4-4-2 e até um 4-3-3, é só treinar bem e ter visão de jogo.

Mas fica a duvida, será que Geninho já observou isso? Acho que não, pois em todos os times que ele treinou após 2001 fixou seus times no 3-5-2. Não o julgo por isso, pois com esse esquema obteve seu único sucesso na carreira, mas o fato é que o tempo passa, as pessoas evoluem e nosso Atlético continua na mesma mediocridade de sempre.

É por esses e outros fatos que indago que 200 mil a esse treinador é um salário muito alto. E ele sabe muito bem que só receberá esse valor aqui no Atlético onde é ídolo, mas pergunte aos dirigentes do Corinthians, Atlético-MG, Botafogo, Santos, Vasco e outras equipes que ele treinou se eles aceitariam pagar esse valor a ele. Claro que não.

Mas não nos esquecemos de cobrar a atual diretoria, que apenas é um continuísmo da antiga e não se empenha para fazer contratações. Por que o falido time da Agremiação Germânica da nossa capital pode trazer Marcelinho Paraíba e nós não? Ele cairia como uma luva no esquema de Geninho. Há diversos jogadores no mercado de qualidade parados em seus clubes que poderiam ser úteis ao Atlético, como o lateral direito Élder Granja ou o atacante Gil, entre outros.

É tempo de rever conceitos e parar de achar que temos o melhor time do mundo; é só olhar o elenco de nosso rival aqui da capital e, sinceramente, o deles é mais capacitado que o nosso.

Espero do fundo do coração que meu time vença do jeito que vencer não importando o esquema, nem os jogadores e muitos menos o técnico, pois eles passam e o que fica é a história os títulos e a torcida. Sempre vou achar meu Atlético o melhor time do mundo mesmo perdendo ou jogando um futebol medonho como o que estamos vendo pois eu e mais de um milhão de pessoas o amam, mas paciência tem limite.

Amanha estaremos na Arena, como é de costume nos últimos 9 anos, o tempo todo incentivando o Furacão.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…