Conheça o ABC, adversário do Furacão
O ABC Futebol Clube foi fundado em 1915, tornando-se o primeiro clube profissional do Rio Grande do Norte. As inicias de seu clube referem-se ao Pacto do ABC, acordo assinado por Argentina, Brasil e Chile no mesmo ano da fundação do clube alvinegro visando enfrentar a concorrência dos Estados Unidos na região e estabelecer um equilíbrio e mecanismos de consulta entre os três países sul-americanos. É conhecido como O Mais Querido por ter a maior torcida do Rio Grande do Norte, segundo institutos de pesquisa. Seu grande rival é o América.
O clube alvinegro de Natal é o maior vencedor de campeonatos estaduais do Brasil, com 50 títulos potiguares. O ABC possui também o feito de, assim como o América (MG), ter se sagrado decacampeão estadual, de 1932 à 1941. Atual bicampeão estadual, o ABC terminou o primeiro turno em terceiro lugar e encontra-se em segundo lugar no segundo turno. No último domingo, foi derrotado pelo Potyguar, perdendo a liderança do segundo turno justamente para o time de Currais Novos pelo saldo de gols.
Por sete vezes o ABC esteve presente na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Sua última participação foi em 1985. Em 2009, disputará pelo segundo ano consecutivo a Série B. Foi o 13º colocado no campeonato de 2008. Participará neste ano pela 11ª vez da Copa Brasil. Sua melhor participação foi no ano de 2000, quando eliminou o Treze, o Vitória e o Goiás, sendo eliminado apenas nas quartas-de-finais pelo Palmeiras.
O ABC manda seus jogos no Estádio Maria Lamas Farache, conhecido como Frasqueirão. O sonho alvinegro de ter um estádio próprio se iniciou em 2001, quando começaram as obras do estádio. Inaugurado em 2006, o Frasqueirão possui hoje a capacidade para 18 mil torcedores e encontra-se em constante ampliação.
Entre os ídolos da história do ABC estão jogadores conhecidos no cenário brasileiro. O lateral Marinho Chagas, ex-seleção brasileira, o também lateral Nonato, ex-Cruzeiro, e o atacante Sérgio Alves, artilheiro por diversas equipes, já vestiram a camisa branca do ABC. Mas o maior ídolo recente da torcida abecedista joga atualmente pelo Furacão. O jovem Wallyson, contratado pelo Rubro-Negro em 2007, foi o grande destaque da campanha do ABC na Série C daquele ano, quando marcou 16 gols e ajudou o clube de Natal a subir para a Série B.
No atual elenco do ABC, vários jogadores passaram recentemente pelo Atlético: o goleiro Tiago Cardoso, os laterais Simão e Beto, o zagueiro Juninho, o volante Erandir e o atacante Ricardinho, além do técnico Heriberto da Cunha.