7 abr 2009 - 0h10

Conheça o ABC, adversário do Furacão

O ABC Futebol Clube foi fundado em 1915, tornando-se o primeiro clube profissional do Rio Grande do Norte. As inicias de seu clube referem-se ao Pacto do ABC, acordo assinado por Argentina, Brasil e Chile no mesmo ano da fundação do clube alvinegro visando enfrentar a concorrência dos Estados Unidos na região e estabelecer um equilíbrio e mecanismos de consulta entre os três países sul-americanos. É conhecido como “O Mais Querido” por ter a maior torcida do Rio Grande do Norte, segundo institutos de pesquisa. Seu grande rival é o América.

O clube alvinegro de Natal é o maior vencedor de campeonatos estaduais do Brasil, com 50 títulos potiguares. O ABC possui também o feito de, assim como o América (MG), ter se sagrado decacampeão estadual, de 1932 à 1941. Atual bicampeão estadual, o ABC terminou o primeiro turno em terceiro lugar e encontra-se em segundo lugar no segundo turno. No último domingo, foi derrotado pelo Potyguar, perdendo a liderança do segundo turno justamente para o time de Currais Novos pelo saldo de gols.

Por sete vezes o ABC esteve presente na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Sua última participação foi em 1985. Em 2009, disputará pelo segundo ano consecutivo a Série B. Foi o 13º colocado no campeonato de 2008. Participará neste ano pela 11ª vez da Copa Brasil. Sua melhor participação foi no ano de 2000, quando eliminou o Treze, o Vitória e o Goiás, sendo eliminado apenas nas quartas-de-finais pelo Palmeiras.

O ABC manda seus jogos no Estádio Maria Lamas Farache, conhecido como Frasqueirão. O sonho alvinegro de ter um estádio próprio se iniciou em 2001, quando começaram as obras do estádio. Inaugurado em 2006, o Frasqueirão possui hoje a capacidade para 18 mil torcedores e encontra-se em constante ampliação.

Entre os ídolos da história do ABC estão jogadores conhecidos no cenário brasileiro. O lateral Marinho Chagas, ex-seleção brasileira, o também lateral Nonato, ex-Cruzeiro, e o atacante Sérgio Alves, artilheiro por diversas equipes, já vestiram a camisa branca do ABC. Mas o maior ídolo recente da torcida abecedista joga atualmente pelo Furacão. O jovem Wallyson, contratado pelo Rubro-Negro em 2007, foi o grande destaque da campanha do ABC na Série C daquele ano, quando marcou 16 gols e ajudou o clube de Natal a subir para a Série B.

No atual elenco do ABC, vários jogadores passaram recentemente pelo Atlético: o goleiro Tiago Cardoso, os laterais Simão e Beto, o zagueiro Juninho, o volante Erandir e o atacante Ricardinho, além do técnico Heriberto da Cunha.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Respirando…

Pela primeira partida das quartas de final da Sul-Americana, na Baixada, Athletico 1 x 0 Racing. Pressionado pela fraca campanha no ano do centenário, o…

Opinião

Ano do centenário

Sob os auspícios do quinto aniversário da nossa conquista da Copa do Brasil, decidi falar sobre celebração. Até porque é importante valorizarmos marcos como esse,…

Sul-Americana

…na boa ou na ruim….

Contigo até o fim! Uma das músicas entoadas pela torcida atleticana tem um significado especial no conturbado momento vivido pelo Furacão no emblemático ano de…

Sul-Americana

Conheça o Racing Club

O tradicional azul e branco de Avellaneda, cidade do distrito de Buenos Aires foi fundado em data semelhante ao Furacão, dia 25 de março, mas…

Brasileiro

Com V de Vergonha

Pela rodada 26 do Brasileirão, na Baixada, Athletico 1 x 1 Fortaleza. No lançamento da terceira camisa bizarra do ano do centenário e precisando se…