13 abr 2009 - 20h04

Comissão da Copa visita Arena e CT do Caju

A Arena da Baixada já está quase pronta para receber a Copa do Mundo de 2014. A informação é do presidente da Comissão Especial da Câmara de Curitiba para acompanhar os assuntos relacionados ao Mundial, vereador Mario Celso Cunha. O parlamentar, juntamente com os demais integrantes da comissão, visitaram na manhã desta segunda-feira o estádio atleticano, indicado para receber os jogos do mundial caso Curitiba seja subsede do evento, e também as dependências do CT do Caju, um dos possíveis espaços para treinamento e acomodação das seleções durante a Copa.

“Podemos dizer que 80% da infraestrutura da Arena está pronta, faltando apenas melhorar as áreas VIP, de imprensa e de estacionamento”, disse Mário Celso.

Durante a visita, os vereadores puderam conheceram as instalações do clube, como vestiários, sala de imprensa, camarotes e espaços VIPs, além de caminhar pelo gramado e acompanhar as obras que estão sendo realizadas no anel inferior do estádio. “A obra será concluída em julho deste ano, ampliando em 5 mil o número de assentos. Hoje, são 26 mil e passarão a ser 31 mil lugares”, disse Jackson Mattos, do Clube Atlético Paranaense, que acompanhou os parlamentares. “Ao final de todas as obras que serão realizadas para receber o campeonato, teremos um total de 41 mil lugares”, acrescentou. A segurança do estádio, que possui mais de 200 câmeras, também foi destacada.

CT do Caju

Após a visita à Arena, os vereadores foram para o CT do Caju. Lá, eles foram recebidos pelo presidente do Conselho deliberativo, Gláucio Geara; Paulo Rink, ex-jogador e diretor de Relações Internacionais; Roberto Karam, coordenador geral de Comunicação; Osmar Viel, da gerência administrativa; e Oscar Erichsen, assessor científico. Visitaram os apartamentos dos jogadores, centro médico, academia de musculação, piscinas para fisioterapia, auditório e lan house.

“Estamos torcendo para que uma das subsedes da Copa seja Curitiba e não temos dúvidas que a nossa cidade será indicada”, afirmou Geara, acrescentando que “teremos muito trabalho pela frente”. O presidente falou também das atividades sociais realizadas em parceria com os parlamentares e da grande missão de fazer o crescimento do futebol paranaense.

Osmar Viel explicou que o CT do Caju possui sete campos oficiais com diversos tipos de gramados, como a grama Bermudas, Esmeralda e São Carlos. “Dependendo de onde será a partida é realizado o treinamento em um tipo de gramado para que os atletas possam treinar nas mesmas condições do campo onde será o jogo”, explicou. Comentou, também, que todo o local é monitorado por 48 câmeras e que a ocupação da área de hotelaria é de 96%.

O departamento médico foi apresentado por Oscar Erichsen. O assessor mostrou os equipamentos de alta tecnologia que o clube utiliza para a realização de testes. Entre eles, o equipamento para avaliação isocinética, da Biodex, versão System 4, a mais moderna existente. “O aparelho tem como função principal medir a força isocinética do atleta, coletando todos os níveis de força dos membros inferiores, superiores e de quadril em diversos ângulos”, destacou. “Com esse aparelho é possível detectar a diferença de força entre os membros de cada atleta. Atualmente, essa é uma informação importante para individualizarmos o treinamento e corrigirmos possíveis disfunções apresentadas”, comentou.

Participaram além de Mario Celso, os vereadores Aladim Luciano, Algaci Tulio, Julião Sobota, Juliano Borguetti, Omar Sabbag Filho, Pastor Valdemir Soares, Pedro Paulo e Roberto Hinça.

Fonte: Assessoria de Imprensa do vereador Mario Celso Cunha



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…