17 abr 2009 - 0h08

Furacão leva vantagem contra o Paraná

Uma vitória no próximo sábado mantém o Atlético na caminhada rumo ao título estadual, fato que não acontece desde 2005. E para isso, nada melhor do que vencer o jogo diante do Paraná Clube, que independente de ser um jogo comum ou um clássico, é de fato uma grande decisão para o Atlético. Neste final de semana, Furacão e Tricolor se encontram pela 77ª vez na história do confronto, que começou em 1990. Em 76 partidas, a vantagem é do Atlético, com 28 vitórias, contra 21 do rival, além de 27 empates. Foram maracados 99 gols pelo Rubro-Negro e sofridos 79.

Fundado em 1989, após a fusão de Colorado e Pinheiros, detentores de três títulos paranaense na década de 80, o Paraná Clube dominou parte da década passada o futebol do estado, aproveitando a fase nada boa da dupla Atletiba. O time paranista conquistou seis dos sete campeonatos disputados entre 1991 e 97, incluíndo o pentacampeonato (1993-97). Depois de um longo jejum, o Paraná voltou a ser campeão paranaense em 2006, ao vencer o extinto ADAP de Campo Mourão na decisão. Além disso, o clube tricolor conquistou o bicampeonato brasileiro da Série B, em 1992 e 2000.

Atlético x Paraná: dois títulos estaduais para cada lado

Em se tratando de decisões estaduais, o duelo fica empatado. O Paraná Clube levou a melhor nos anos 90, ficando com o título em 1991 e 1997. Já na virada do século, a vantagem é atleticana, com o estadual de 2001, além do supercampeonato paranaense de 2002.

Em 1991, o campeonato estadual foi disputado em duas fases. A primeira fase contava apenas com times do interior e foi disputada entre fevereiro e junho. No segundo semestre, os times da capital entraram na disputa. Com 14 equipes, o campeonato foi disputado por pontos corridos, em dois turnos. O Paraná Clube acabou levando a melhor sobre o Atlético por apenas um ponto (39 a 38). Apesar do título paranista, nos duelos diretos a vantagem foi atleticana, com uma vitória e um empate. Um tropeço na penúltima rodada em Ponta Grossa, ao empatar sem gols contra o Operário, custou o bicampeonato ao Atlético e deu o primeiro título estadual ao caçula Paraná, que venceu em casa por 3 a 2 o Campo Mourão.

Já em 1997, com uma fórmula parecida com o estadual deste ano, os clássicos fizeram a diferença em favor do Paraná Clube. Na primeira fase, Atlético e Coritiba terminaram na frente, conquistando assim, respectivamente, dois e um ponto de bonificação para a segunda fase. Atlético e Paraná duelaram três vezes pelo estadual daquele ano. Na primeira fase, vitória rubro-negra, porém na segunda fase duas vitórias paranistas fizeram com que a geração Paulo Rink/Oséas ficasse sem o título estadual no currículo. As duas derrotas para o Paraná foram as únicas do Atlético na segunda fase, porém a boa campanha do rival fez a diferença na pontuação final, em 35 a 32 em favor do time da Vila Capanema, que conquistou o pentacampeonato estadual.

O ano de 2001 ficou marcado pela conquista do Brasileirão, mas tudo começou com a base campeã estadual. Na primeira fase, o Atlético venceu por 2 a 1 na Baixada e por 3 a 1 no Pinheirão. O time sobrou no campeonato até a decisão, quando reencontrou o Paraná Clube. Empate nos três jogos das finais, e bicampeonato estadual para o Atlético.

No ano seguinte, com a disputa da Copa Sul-Minas, o campeonato estadual acabou em segundo plano. Após a disputa entre os times do interior, que teve como campeão o Iraty, ocorreu a disputa de um Supercampeonato Paranaense. Na decisão do supercampeonato, estavam frente a frente os finalistas do ano anterior. No primeiro jogo na Arena, show atleticano e goleada por 6 a 1. Na volta, nem mesmo o troco do Paraná, que venceu por 4 a 1, estragou a festa do inédito tricampeonato estadual.

Arena foi o diferencial na virada do século

Antes da inauguração da Arena da Baixada, em 1999, a vantagem nos duelos era em favor do Paraná Clube. Após o retorno do Atlético ao seu Caldeirão, essa diferença foi revertida em favor do Rubro-Negro. Em 19 partidas realizadas na Baixada, foram 11 vitórias do Atlético, seis empates e apenas duas derrotas. Para o Paraná Clube, resta o título de “maior freguês” da Arena.

Alguns jogos importantes aconteceram nesse período. Em 2002, o massacre por 6 a 1 selou o inédito tricampeonato paranaense. Dois anos depois, em partida válida também pelo campeonato paranaense, Washington retornou aos gramados, após recuperar-se de um sério problema cardíaco. O Coração Valente deixou o dele na vitória por 3 a 0. No mesmo ano porém, um gol de Messias no final do jogo decretou o empate por 1 a 1, que custou pontos preciosos para o Atlético não conquistar o Brasileirão de 2004. Em 2007, a derrota por 3 a 1 deixou o Furacão de fora da decisão do estadual. Foi nesse jogo que o Paraná pela primeira vez ganhou dentro da Arena.

Atlético x Paraná: primeiro clássico internacional

Em 2006, Atlético e Paraná fizeram o primeiro clássico paranaense válido por uma competição internacional. Pela Copa Sul-Americana daquele ano, as duas equipes se enfrentaram na fase brasileira da competição, e o Furacão acabou levando a melhor, após vencer as duas partidas. O Atlético chegou até a fase semifinal, mas acabou eliminado pelo Pachuca, do México, que viria ser o campeão.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…