20 abr 2009 - 0h23

Atletiba: 85 anos de rivalidade e tradição

O futebol paranaense vive nesta semana o clima de rivalidade e emoção que ronda o clássico Atletiba, principal confronto entre clubes do estado. Nesta segunda-feira, o duelo entre atleticanos e coxas-brancas completa exatos 85 anos, numa história que envolve tradição, rivalidade e confrontos históricos.

O primeiro jogo entre Atlético e Coritiba aconteceu em 20 de abril de 1924, ano de fundação do Clube Atlético Paranaense. O jogo, válido pelo Torneio Início daquele ano, marcou a primeira partida do Atlético com o novo uniforme rubro-negro (já que no primeiro jogo do clube a camisa em vermelho e preto não tinha ficado pronta, com o clube utilizando ainda as camisas do Internacional).

E o primeiro Atletiba da história foi vencido pelo Furacão. Com gols de Ary e Motta, o Atlético venceu o jogo por 2 a 0. Obviamente que o confronto naquela época ainda não era conhecido por Atletiba, o que só veio a acontecer anos mais tarde. Mas a estreia do novo uniforme do Atlético na partida já dava indícios que o encontro entre atleticanos e coritibanos seria histórico, o que se confirmou anos depois.

No Torneio Início, depois de vencer o Coritiba por 2 a 0, o Rubro-Negro empatou com o Palestra Itália (2 a 2) e perdeu para o Universal (1 a 0), terminando o torneio na segunda colocação. A competição era promovida pela Associação Sportiva Paranaense (ASP) e abria a temporada futebolística no Estado.

Números do clássico

85 anos de rivalidade entram em campo pela 339ª vez no próximo domingo, com o clássico Atletiba que pode definir o título do Campeonato Paranaense 2009. Até hoje, em 338 jogos, o Coritiba venceu 128 jogos e o Atlético 108. O Furacão marcou 467 gols e o Coxa 510 gols.

O clássico deste domingo pode garantir o título Estadual para o Atlético. Para isso, o Rubro-Negro precisa vencer o jogo na Arena da Baixada e torcer para que o J. Malucelli não vença o Nacional, em Rolândia.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…