20 abr 2009 - 0h23

Atletiba: 85 anos de rivalidade e tradição

O futebol paranaense vive nesta semana o clima de rivalidade e emoção que ronda o clássico Atletiba, principal confronto entre clubes do estado. Nesta segunda-feira, o duelo entre atleticanos e coxas-brancas completa exatos 85 anos, numa história que envolve tradição, rivalidade e confrontos históricos.

O primeiro jogo entre Atlético e Coritiba aconteceu em 20 de abril de 1924, ano de fundação do Clube Atlético Paranaense. O jogo, válido pelo Torneio Início daquele ano, marcou a primeira partida do Atlético com o novo uniforme rubro-negro (já que no primeiro jogo do clube a camisa em vermelho e preto não tinha ficado pronta, com o clube utilizando ainda as camisas do Internacional).

E o primeiro Atletiba da história foi vencido pelo Furacão. Com gols de Ary e Motta, o Atlético venceu o jogo por 2 a 0. Obviamente que o confronto naquela época ainda não era conhecido por Atletiba, o que só veio a acontecer anos mais tarde. Mas a estreia do novo uniforme do Atlético na partida já dava indícios que o encontro entre atleticanos e coritibanos seria histórico, o que se confirmou anos depois.

No Torneio Início, depois de vencer o Coritiba por 2 a 0, o Rubro-Negro empatou com o Palestra Itália (2 a 2) e perdeu para o Universal (1 a 0), terminando o torneio na segunda colocação. A competição era promovida pela Associação Sportiva Paranaense (ASP) e abria a temporada futebolística no Estado.

Números do clássico

85 anos de rivalidade entram em campo pela 339ª vez no próximo domingo, com o clássico Atletiba que pode definir o título do Campeonato Paranaense 2009. Até hoje, em 338 jogos, o Coritiba venceu 128 jogos e o Atlético 108. O Furacão marcou 467 gols e o Coxa 510 gols.

O clássico deste domingo pode garantir o título Estadual para o Atlético. Para isso, o Rubro-Negro precisa vencer o jogo na Arena da Baixada e torcer para que o J. Malucelli não vença o Nacional, em Rolândia.



Últimas Notícias

Hugo Moura comemora golaço marcado na Arena

Brasileiro

Volte sempre, meu vice.

Na Arena da Baixada, Athletico 4 x 2 RB Bragantino. O Athletico entrou em campo com um time bastante modificado, poupando jogadores para o confronto…