19 maio 2009 - 0h07

Jornalistas denunciam erros de arbitragem contra o Atlético

43 minutos do segundo tempo do jogo entre São Paulo e Atlético. A bola vai para o ataque são-paulino, Washington domina a jogada com o braço, dentro da área, e toca para Hugo, que cruza para o centro. A bola sobra nos pés de André Lima, que completamente impedido, conclui a jogada para o fundo das redes e empata a partida: 2 a 2.

O lance no estádio Morumbi foi o mais polêmico da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O duplo erro (do árbitro Wilton Pereira Sampaio e do auxiliar Marrubson Melo Freitas) foi visto e revisto em todos os principais programas esportivos do Brasil e a conclusão foi a mesma: os erros prejudicaram o Atlético e tiraram a vitória atleticana na partida.

Durante a transmissão, no canal PFC, o narrador Jota Junior e o comentarista Wagner Vilaron já haviam apontado as duas principais falhas da arbitragem no jogo: o pênalti não assinalado em Marcinho, aos 3 minutos do primeiro tempo, e o gol duplamente irregular de André Lima, aos 43 minutos da etapa complementar.

Nos programas pós-jogo nas TV’s por assinatura, a falha da arbitragem já não passou em branco. No programa Troca de Passe, do Sportv, os comentaristas Marcelo Barreto, Telmo Zanini e Renato Mauricio Prado foram unânimes ao apontar duas falhas da arbitragem no jogo: o pênalti não marcado em Marcinho e o gol irregular do São Paulo. Já no programa Arena Sportv desta segunda-feira, o comentarista Casagrande também se indignou com a omissão do árbitro e do auxiliar na dupla jogada irregular no gol do São Paulo.

Na ESPN Brasil, no programa Bate-Bola, o jornalista Paulo Vinicius Coelho também comentou o gol irregular do são-paulino, lembrando que este foi o sexto gol de André Lima pelo São Paulo, sendo o quarto em posição de impedimento.

Nos jornais e blogs os erros da arbitragem na partida entre São Paulo e Atlético também foram destaque. Em sua coluna na Folha de S. Paulo, Juca Kfouri comentou sobre o gol impedido de André Lima. Em seu blog, no UOL, Juca Kfouri diz que o Atlético Paranaense foi o maior prejudicado pela arbitragem neste fim de semana:

O maior prejudicado pela arbitragem foi o Atlético Paranaense, que sofreu um pênalti não marcado e um gol em impedimento no empate com o São Paulo, embora o Goiás possa reclamar da mesma coisa, um pênalti, claro, não marcado, e um gol tomado em impedimento, este já não tão claro, na Vila Belmiro.
E a arbitragem eletrônica continua a ser uma heresia para a Fifa.

No blog do jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, os constantes gols irregulares de André Lima também foram mencionados. O jornalista ainda indaga se haverá punição ao árbitro e auxiliar pelos erros que prejudicaram o Furacão:

André Lima marcou seus dois primeiros gols com a camisa do São Paulo diante do Vasco, no Morumbi, ano passado. Ambos em impedimento. Nitidamente abaixo do patamar técnico exigido pelo time tricampeão nacional, o ex-botafoguense consegue se manter no elenco a duras penas. E voltou a marcar, diante do Atlético Paranaense, novamente em situação ilegal.
(…)
Mas é demais ver o mesmo jogador marcar raros gols e, quando os faz, aparecer em impedimento ante a tolerância do apito, que valida tais tentos. E os tribunais que tanto usam os vídeos para punir técnicos e jogadores, farão o mesmo para analisar o desempenho do auxiliar Marrubson Melo Freitas e do árbitro Wilton Pereira Sampaio, ambos do Distrito Federal?

Em seu texto sobre os destaques da rodada, o jornalista Lédio Carmona, no Blog na Globo.com , diz que “o gol mais impedido da rodada foi de André Lima, do São Paulo, no empate de 2 a 2 com o Atlético Paranaense.” Carmona ainda afirma, ao comentar o resultado no Morumbi que “não fosse um gol de André Lima, num descarado impedimento, teria (o São Paulo) perdido seu segundo jogo no Brasileirão.”

Colaboração: André Silvestre, colaborador da Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…