19 maio 2009 - 0h07

Jornalistas denunciam erros de arbitragem contra o Atlético

43 minutos do segundo tempo do jogo entre São Paulo e Atlético. A bola vai para o ataque são-paulino, Washington domina a jogada com o braço, dentro da área, e toca para Hugo, que cruza para o centro. A bola sobra nos pés de André Lima, que completamente impedido, conclui a jogada para o fundo das redes e empata a partida: 2 a 2.

O lance no estádio Morumbi foi o mais polêmico da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O duplo erro (do árbitro Wilton Pereira Sampaio e do auxiliar Marrubson Melo Freitas) foi visto e revisto em todos os principais programas esportivos do Brasil e a conclusão foi a mesma: os erros prejudicaram o Atlético e tiraram a vitória atleticana na partida.

Durante a transmissão, no canal PFC, o narrador Jota Junior e o comentarista Wagner Vilaron já haviam apontado as duas principais falhas da arbitragem no jogo: o pênalti não assinalado em Marcinho, aos 3 minutos do primeiro tempo, e o gol duplamente irregular de André Lima, aos 43 minutos da etapa complementar.

Nos programas pós-jogo nas TV’s por assinatura, a falha da arbitragem já não passou em branco. No programa Troca de Passe, do Sportv, os comentaristas Marcelo Barreto, Telmo Zanini e Renato Mauricio Prado foram unânimes ao apontar duas falhas da arbitragem no jogo: o pênalti não marcado em Marcinho e o gol irregular do São Paulo. Já no programa Arena Sportv desta segunda-feira, o comentarista Casagrande também se indignou com a omissão do árbitro e do auxiliar na dupla jogada irregular no gol do São Paulo.

Na ESPN Brasil, no programa Bate-Bola, o jornalista Paulo Vinicius Coelho também comentou o gol irregular do são-paulino, lembrando que este foi o sexto gol de André Lima pelo São Paulo, sendo o quarto em posição de impedimento.

Nos jornais e blogs os erros da arbitragem na partida entre São Paulo e Atlético também foram destaque. Em sua coluna na Folha de S. Paulo, Juca Kfouri comentou sobre o gol impedido de André Lima. Em seu blog, no UOL, Juca Kfouri diz que o Atlético Paranaense foi o maior prejudicado pela arbitragem neste fim de semana:

O maior prejudicado pela arbitragem foi o Atlético Paranaense, que sofreu um pênalti não marcado e um gol em impedimento no empate com o São Paulo, embora o Goiás possa reclamar da mesma coisa, um pênalti, claro, não marcado, e um gol tomado em impedimento, este já não tão claro, na Vila Belmiro.
E a arbitragem eletrônica continua a ser uma heresia para a Fifa.

No blog do jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, os constantes gols irregulares de André Lima também foram mencionados. O jornalista ainda indaga se haverá punição ao árbitro e auxiliar pelos erros que prejudicaram o Furacão:

André Lima marcou seus dois primeiros gols com a camisa do São Paulo diante do Vasco, no Morumbi, ano passado. Ambos em impedimento. Nitidamente abaixo do patamar técnico exigido pelo time tricampeão nacional, o ex-botafoguense consegue se manter no elenco a duras penas. E voltou a marcar, diante do Atlético Paranaense, novamente em situação ilegal.
(…)
Mas é demais ver o mesmo jogador marcar raros gols e, quando os faz, aparecer em impedimento ante a tolerância do apito, que valida tais tentos. E os tribunais que tanto usam os vídeos para punir técnicos e jogadores, farão o mesmo para analisar o desempenho do auxiliar Marrubson Melo Freitas e do árbitro Wilton Pereira Sampaio, ambos do Distrito Federal?

Em seu texto sobre os destaques da rodada, o jornalista Lédio Carmona, no Blog na Globo.com , diz que “o gol mais impedido da rodada foi de André Lima, do São Paulo, no empate de 2 a 2 com o Atlético Paranaense.” Carmona ainda afirma, ao comentar o resultado no Morumbi que “não fosse um gol de André Lima, num descarado impedimento, teria (o São Paulo) perdido seu segundo jogo no Brasileirão.”

Colaboração: André Silvestre, colaborador da Furacao.com



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…