O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
20 maio 2009 - 21h40

Sociedade Anônima CAP

Nós atleticanos pensamos muito parecido quando é para tratar a história de nossas coisas. Sabemos que nunca tivemos oportunidades financeiras da federação conosco, possuímos a terceira cidade mais rentavel e não ganhamos o devido prestígio em troca. Temos uma das melhores educação do país, sem um colegio público federal a cada esquina, como é em outros estados.

Torcer para o Atlético, é muito para nós, está acima do futebol, é como um grito de raiva, dizendo: ‘reconheçam que nós somos um dos melhores estados do Brasil, mesmo sem o $$ que voces dão para os outros’.

Ninguém fala do Paraná, só em raras excessões. Outro motivo é a vontade maluca que todos nos temos de obter um lugar ao sol e, para isto, acabamos passando e pisando onde nunca deveriamos pisar.

Quem é funcionário público já percebeu isto: existem na grande estatais, 4 ‘estados’ que são: RS, MG, RJ e BRASIL e, escondido, existe a Sociedade da Matemática, com suas reuniões escondidas, que mais é status do que reunião para resolver algo.

Eu proponho aqui a Sociedade Anônima do Clube Atlético Paranaense, onde todos os atleticanos contribuiem para duas causas:

A primeira é a causa Atlético Paranaense, o maior clube do Brasil em admiração, e não em torcedores, até 2025; para isto, tenhamos em mão vários vídeos, jogos, comentários e revistas que provem que o Atlético é algo inovador – embora a imprensa não admita-, mas os fatos, quando juntados, provam a grandiosidade da inovação e da ideologia rubro-negra.

A segunda é contribuir com todos que, por ventura, dependam de você, e se forem atleticanos e tiverem estudo necessário, que sejam ajudados a subir na vida, e que os ajudados estejam cientes disto.

E vamos fazer o CAP S.A. Para isto, todos que forem sócios há mais de 5 anos vão ter o direito de adquirir ações do clube, e estas só poderão ser vendidas para outro sócio com algum tempo de sociedade com o clube.

Será um clube de futebol e a bolsa de valores, onde os papéis não são negociáveis pela oferta e procura, mais sim de verdadeiro torcedor para torcedor.

Isto seria inovador e daria muita capitalização para o clube, e todas as decisões teriam que ser votadas entre todos os acionistas.

Acho que fiquei maluco…

O que fazer para o Atletico voltar a ser admirado, invajado pelos outros?

Eu não sei o que fazer. Dificil missão do MM e incrível a grandiosidade do MCP, que soube fazer isto. Mas os tempos são outros, a forma de ‘carpir’ os jogadores mudaram; agora todos os clubes, amadores ou não, têm um empresário com formação superior em administração, um advogado, que resolve fazer sociedade com algum professor de educação fisica, e um pastor, e assim surgem os ‘atletas de cristo’, etc, que têm todos os direitos amarrados. Entenderam a complexidade?

E cientes que os melhores jogadores, com raras excessões, têm origem nas camadas mais baixas da sociedade, e cientes que o Atlético é querido apenas na região de Curitiba e sua periferia, que possui poucas áreas de baixo poder aquisitivo se compara aos outros centros populosos do Brasil, e também cientes que os recém-chegados a Curitiba, proveninetes do interior, vão para periferia e tem o clube do coração voltado para o sudeste, e estes possíveis jogadores, sem esperança de serem jogadores, acabam em um ‘atleta de cristo’, caindo na mão de empresário e parando nos clubes do sudeste, como era o sonho daqueles meninos.

Não é à toa que o Atlético, com muito empenho, consegue jogadores de outros centros do Brasil, e é conhecido por todos nós que eles não são atleticanos de verdade, mas podem ter admiração por nós e nossa cidade, como o Gabiru, Alex Mineiro, Kleber, etc.

Resumo:

Não precisamos de jogadores torcedores, precisamos de adminiradores torcedores e jogadores admiradores.

Quem admira respeita e trabalha.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…