31 maio 2009 - 15h37

Curitiba 2014: A Copa será aqui!

Agora é oficial. A cidade de Curitiba foi confirmada neste domingo, pelo Comitê Executivo da Fifa, como subsede da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A divulgação das 12 cidades subsedes do Mundial foi feito agora pouco pela Fifa, na cidade de Nassau, nas Bahamas. Participaram do anúncio o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Com a indicação curitibana a subsede, a Arena da Baixada também está confirmada como um dos 12 palcos brasileiros a abrir jogos da Copa do Mundo. O estádio do Atlético Paranaense foi o indicado pelo comitê paranaense para receber os jogos na capital do Paraná.

O nome das 12 cidades brasileiras subsedes da Copa foi feito pelo presidente da Fifa. Além de Curitiba, outras onze capitais brasileiras foram indicadas como subsede do Mundial de 2014: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Dessa forma, das 17 candidatas que estavam na disputa, ficaram fora as cidades de Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco.

Blatter lembrou a importância da realização dos jogos para o futebol mundial. “A Copa do Mundo no Brasil é um sinal de reconhecimento pela importância do futebol no país. Há uma expectativa enorme de todos por esse grande evento”, disse.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, destacou que para as 12 cidades indicadas, agora haverá um intenso trabalho para realização plena dos jogos. "As cidades escolhidas terão apenas o começo do trabalho, que exige organização, cumprimento de prazos, respeito aos padrões da Fifa e credibilidade. Tenho convicção que as 12 cidades têm noção de sua responsabilidade", disse o presidente da CBF.

Curitiba é referência no Brasil

Curitiba é uma das principais cidades brasileiras, referência no país em infra-estrutura, planejamento urbano, além de questões econômicas e de turismo. A cidade responde por um dos cinco maiores PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelos dados, apenas cinco dos 5.564 municípios brasileiros representam 25% do PIB nacional em 2005. Nessa lista, Curitiba ocupa a quarta colocação, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Além do destaque econômico, Curitiba também é apontada por especialistas como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil, em especial o turismo de eventos e negócios. No ranking com as dez maiores cidades do país com potencial turístico, realizado pela revista “Viagem e Turismo”, a cidade foi indicada na quarta colocação, atrás apenas do Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo. A lista avaliou 22 itens, como beleza urbana, hospitalidade, serviços e preços ofertados aos turistas.

Ricardo Teixeira, Joseph Blatter e Jérôme Valcke apresentam as subsedes [foto: foto-net/Teamfoto]


A relação dos curitibanos com o futebol é intensa. A capital paranaense abriga quatro clubes de futebol: o Coritiba Foot Ball Club, fundado em 1909; o Clube Atlético Paranaense, fundado em 1924; o Paraná Clube, fundado em 1989. No entanto, a história do futebol na cidade começou muito antes; e o J. Malucelli, fundado em 1998 como o primeiro clube empresa do país com o nome de Malutrom S/A.

Oficialmente, a primeira bola de futebol que chegou em terras paranaenses foi em 1903, trazida pelo professor Victor Ferreira do Amaral, considerado o pai do futebol paranaense. A partir de 1905, há documentos que mostram a história do futebol na cidade. Em 06 de setembro de 1914, numa iniciativa de Joaquim Américo Guimarães, foi inaugurado o primeiro estádio de futebol da cidade: a Baixada do Água Verde, que se reestruturou, se modernizou e é o estádio indicado para sediar os jogos do Mundial de 2014.

O palco: Arena da Baixada

No ano em que completará o seu centenário de fundação, o estádio Joaquim Américo receberá os jogos mais importantes de sua história: os da Copa do Mundo de 2014. Em 100 anos de história, o estádio se reestruturou, se modernizou e se adaptou às exigências de conforto,
infra-estrutura e segurança exigidas pela Fifa.

O primeiro estádio do futebol paranaense começou a nascer em 22 de maior de 1912, quando Joaquim Américo Guimarães alugou uma chácara, no Água Verde, para a prática esportiva.

Dois anos após a locação, foram inaugurados os primeiros lances de arquibancada de madeira da “Baixada da Água Verde”, construídas para dar maior comodidade às mulheres que acompanhavam os jogos na época. Em 06 de setembro de 1914, num amistoso entre Internacional e Flamengo-RJ, o estádio foi oficialmente inaugurado.

De lá para cá, a Baixada passou por diversas reformas, as mais significativas ocorreram na década de 1930, com a construção das arquibancadas de concreto; no início da década de 1990, com a
construção do tobogã e a ampliação da capacidade para 20 mil pessoas.

Em 1997, o estádio deu o seu mais importante passo para a modernização: ele foi totalmente demolido e, dois anos depois, foi inaugurada a Arena da Baixada, o mais moderno estádio do futebol brasileiro, construído dentro de todas as normas de segurança e infra-estrutura exigidas pela Fifa. Para abrigar os jogos da Copa de 2014, o estádio passará ainda por mais uma reforma, para a conclusão da reta oposta, ampliando a capacidade para 40 mil pessoas.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…