31 maio 2009 - 15h47

Curitiba, cidade da Copa de 2014

Curitiba é a capital do estado do Paraná e a sétima maior cidade brasileira. Sua população é de 1.797.408 habitantes, sendo a maior cidade do Sul do país. Sua região metropolitana é formada por 26 municípios.

A cidade é conhecida por suas soluções urbanas diferenciadas, notadamente por seu sistema integrado de transporte de massas que tem servido como indutor de seu desenvolvimento urbanístico. O zoneamento urbano da cidade, integrado a esse sistema, tem permitido um desenvolvimento arquitetônico e urbanístico tido, por certos analistas, como coeso e harmônico, sem os principais problemas das grandes metrópoles modernas. Curitiba foi recentemente recomendada pela Unesco como uma das cidades-modelo para a reconstrução do Afeganistão, após a intervenção militar em 2001.

Outra importante característica da capital paranaense é a área verde. Medições recentes indicam que a área verde de Curitiba é de 51,5 m² por habitante. Este número é três vezes superior à área mínima recomendada pelas Nações Unidas, sendo um dos índices mais altos do país.

Segundo o IBGE, Curitiba é o quarto maior PIB do Brasil, representando 1,39% do total das riquezas produzidas na nação, o maior da região Sul. Recentemente a cidade foi apontada como a capital com o melhor Índice de Desenvolvimento de Educação Básica e a menor taxa de analfabetismo.

A cidade possuiu a economia mais forte do Sul do país, contando o trabalho de exportação de 900 fábricas instaladas no bairro CIC e duas grandes montadoras automobilísticas situadas na região metropolitana. No ano passado a Revista Veja apontou Curitiba como o melhor destino de negócio do Brasil. Noventa e quatro especialistas indicaram a capital paranaense como a melhor cidade brasileira para investimento.

Curitiba também tem apresentado um grande aumento no número de turistas. Em 2006, dois milhões de pessoas visitaram a cidade. Para atender à crescente demanda, o parque hoteleiro curitibano se desenvolveu e hoje é considerado o quarto maior do país. Segundo a Secretaria de Turismo do Paraná, os bons restaurantes e os serviços customizados dos hotéis agradam a 92,4% dos que deixam a cidade.

Curitiba está localizada no primeiro planalto do Paraná, a 70 quilômetros do litoral. Ocupa o espaço geográfico de 432,17 km² de área na latitude 25º25’40"S e longitude 49º16’23"W. O clima da cidade é subtropical úmido, sem estação seca, com verões suaves e invernos relativamente frios. A temperatura média anual é de 16,5°C, com amplitude térmica anual de aproximadamente 7°C, sendo 12,3°C a temperatura média no mês mais frio (julho) e 22,6°C no mês mais quente (fevereiro).

Reportagem: Deborah Cardoso, especial para a Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…